Operação fiscaliza empresas após denúncia de comercialização ilegal de diesel

Foto: Victor Andrade

Uma operação fiscalizou estabelecimentos que comercializam diesel em Viana após denúncia anônima de comércio ilegal do combustível. A ação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e a Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV) na manhã desta terça-feira (11).

O objetivo foi averiguar denúncia de que estabelecimentos estavam vendendo diesel sem o alvará de funcionamento registrado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na ação, uma empresa de mecânica de automóveis foi pega em flagrante abastecendo seu reservatório e comercializando o combustível. Durante uma inspeção mais aprofundada nos arredores da empresa, a SEMMA notou diversos pontos de poluição, como caixa d’água destampada, com larvas de mosquitos e lodo. Além disso, a empresa também jogava o esgoto em céu aberto, poluído o Rio Ribeira.

Foto: Victor Andrade

O dono da empresa foi notificado pelo Meio Ambiente por lançamento de esgoto em local inapropriado; vazamento de óleo ao ar livre e água parada na caixa que está destampada. O estabelecimento tem 15 dias úteis para regularizar seu espaço e, caso não faça, será multado.

Além da SEMMA, o PROCON de Viana também notificou a firma por licença da ANP vencida, que proíbe a comercialização do diesel e permite, apenas, o uso interno. O taque de abastecimento de Diesel foi suspenso até a regularização dos documentos. O prazo para normalizar a documentação será de 15 dias úteis.

O estabelecimento ainda foi notificado pela Posturas, por meio da Secretária de Fazenda (SEMFA), por falta de alvará de funcionamento da empresa, alvará do Corpo de Bombeiros; alvará do Meio Ambiente e registro de licença na ANP.

A equipe atuou em mais dois locais que fizeram parte da denúncia anônima. Apesar disso, ambos estavam com todos os documentos regularizados e em ordem.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

 

Texto: Kaio Torres

Publicado em terça-feira, 11 de outubro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915