Viana recebe assembleia de secretários de cultura do Estado

Viana recebeu uma assembleia geral do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Espírito Santo (FORCULT – ES) nesta quarta-feira (26).

O compromisso do Fórum é articular os municípios de forma para promover a democratização e institucionalização das políticas públicas de cultura em todo o território estadual. O fórum é um poder instituído sob a chancela da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Foto: Kaio Torres

Ao todo, 40 municípios capixabas participaram do evento, realizado no Teatro Municipal Luís Rodrigues de Siqueira, em Viana Sede.

O Forcult tem atuado de forma pontual na construção e na execução de políticas públicas culturais em municípios do Estado que fizeram adesão ao conselho. Durante o evento, ocorreu a assinatura do termo de posse dos gestores dos municípios de Domingos Martins, Anchieta e Vila Velha, novos integrantes da mesa diretora do Fórum.

Foto: Ygor Amorim

A assembleia contou ainda com palestras sobre Prestação de Contas da Lei Aldir Blanc e sobre a Captação e a Execução da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc II realizadas por Ana Clarissa Fernandes, fundadora do Municipa Gestão Cultural, empresa que desenvolve capacitações para gestores públicos.

"A oportunidade de hoje foi muito importante em dois aspectos, reunir gestores municipais de cultura de vários municípios para que eles pudessem se encontrar de maneira presencial pela primeira vez e, assim poderem, se conhecer um pouco melhor e ter trocas de experiências. Além disso, o evento foi uma oportunidade de promoção de uma capacitação entre esses gestores de diferentes municípios", disse Ana Clarissa.

Foto: Kaio Torres

A secretária de Cultura de Viana e presidente do Forcult, Renata Weixter, comenta que a assembleia contribui com a troca de experiências e o conhecimento sobre a agenda pública do setor.

“O fórum é um meio estruturante para a articulação ao fomento da cultura. Reuniões como essa tem importância, não somente para a troca de experiências entre os gestores municipais, mas para capicitação para voltada para o processo das leis de incentivo a cultura e seus recursos. Esse espaço de articulação possibilita o fomento de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da cultura”, comentou Renata.

Foto: Kaio Torres

“Atuar com políticas de cultura é desafiador, porque ela perpassa a educação, o lazer e a história de uma comunidade. O papel dos gestores é muito importante nesse cenário, uma vez que uma cidade sem cultura é uma cidade sem pertencimento e identidade”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno, tesoureiro da Amunes.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo