Parque Natural Rota das Garças recebe certificação do IEMA

Valorização e boa conduta com o meio ambiente gerou reconhecimento ao Parque Natural Municipal Rota das Garças. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) certificou o parque como Centro de Educação Ambiental do Espírito Santo.

A certificação veio em virtude do cumprimento de todos os requisitos estabelecidos pela Instrução Normativa 7-N, de 14 de julho de 2020. Além disso, o espaço recebeu o título de Centro de Educação Ambiental do Estado. Com isso, o Parque Natural Rota das Garças, tornou-se o primeiro e único parque da Grande Vitória a ter o certificado.

O reconhecimento é mais uma bela parceria entre a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e o IEMA, com o intuito de propagar os princípios da sustentabilidade socioambiental em nosso Estado.

O Parque Municipal pode ser considerado o pulmão de Viana com seus 420 mil m² de muito verde às margens da BR 262, entre o bairro Bom Pastor e a Sede da cidade.

Segundo o Plano de Manejo do Parque Rota das Garças, realizado na área inicial do espaço, que era de 68 mil m², no local vivem 123 das 20 mil tipos de vegetais, incluindo diversas espécies endêmicas que só ocorrem nesse bioma, e várias em ameaça de extinção. O Parque abriga ainda 58 das 850 classes de aves; 15 das 370 de anfíbios; 14 das 200 de répteis e 13 das 270 de mamíferos.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo