Alunos, pais e professores da CMEI Izabel Mercher Helmer se unem na colheita da horta escolar

Foto: Kaio Torres

Como diz o ditado “há tempo de plantar, e tempo de colher o que plantou” e, para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Izabel Mercher Helmer, chegou o momento de colher os frutos da horta da escola feita com muito amor e carinho pela comunidade escolar.

Na manhã desta sexta-feira (04), alunos, pais e professores se uniram para colher bons frutos produzidos na instituição. A criançada realiza todo o processo da horta comunitária, desde o plantio das sementes e irrigação, até o transporte das mudas para canteiros.

O projeto Guardiões da Natureza em Ação: Preservando a Vida tem como objetivo plantar alface, cebolinha, couve, hortelã, salsinha, acerola, espinafre e outras frutas e legumes colhidos na horta, e doar aos pais dos estudantes, que estavam presente na aula.

Aprender sobre a natureza desde novo é importante para se tornar um adulto consciente. Dessa forma, pais e professores aprendem sobre a importância da alimentação saudável e do cuidado com a natureza, por meio da horta comunitária, como disse Anna Carla Pelegrini, mãe da aluna Ana Júlia.

Foto: Kaio Torres

"Tenho oportunidade de colher com minha filha o que ela plantou no início do ano. A horta é uma maravilha! Todas as crianças aprendem muito essa ação. Ajuda muito na alimentação deles, ela adora legumes e vegetais”, citou Anna Carla.

A horta é cuidada pelo jardineiro Daniel Lima, que zela por cada metro quadrado do espaço. Seu Daniel, como é conhecido, contou que rega a plantação diariamente, e ensina às crianças que elas devem cuidar dos alimentos plantados e colhidos com muito amor.

Foto: Kaio Torres

“Tudo que eu faço é com amor. Cuido da horta como se ela fosse minha, passo tudo isso para os alunos. Sempre ensino como fazer o buraco na terra, onde plantar, qual solo é melhor e eles aprendem muito rápido. Vão levar isso para vida”, afirmou Daniel.

Após a colheita, as crianças plantaram novas verduras no mesmo local que os outros foram retirados, para o ciclo de amor e preservação nunca acabar.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo