Vencedores do VI Concurso de Fotografias recebem premiação

Viana celebra sua rica diversidade ambiental no VI Concurso de Fotografias em conscientização ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. Nesta edição, o concurso realizado pelas secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e Educação (SEMED) trouxe o tema Árvore, a preservação através das lentes!”.

Cada participante inscreveu uma fotografia retratando seus sentimentos e a importância da árvore. A Comissão Julgadora avaliou os aspectos como coerência com o tema, criatividade, composição fotográfica, qualidade artística e relevância em relação ao valor afetivo da árvore para o fotógrafo.

Foto: Victor Andrade

As atividades culminaram na premiação realizada nesta terça-feira (8) no Gabinete do Palácio Paulo Fernandes Vianna, sede da Prefeitura de Viana. Os três primeiros colocados ganharam smartphones para que desenvolvam ainda mais sua criatividade, e os respectivos professores orientadores receberam tablets como reconhecimento ao seu belíssimo trabalho.

“Precisamos trazer essa consciência da preservação ambiental para viver em nossa sociedade que tem se transformado o tempo todo. Viana é uma cidade que está em desenvolvimento econômico bem acelerado. Mas a gente vê esse crescimento acontecendo de uma forma muito responsável e sustentável. Por isso é importante a gente trabalhar a educação ambiental, sobretudo nas nossas escolas. Temos o dever de transformar Viana é uma cidade organizada, em pleno desenvolvimento e preservando as nossas riquezas naturais para as futuras gerações”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno.

Foto: Victor Andrade

O secretário de Meio Ambiente Luiz Guilherme Cruz destacou que o projeto é um despertar para a educação ambiental para as crianças da rede municipal de ensino.

“Nesta edição tivemos belas fotografias e frases bem interessantes. Esperamos que nos próximos anos tenhamos mais alunos participando e envolvimento de toda comunidade escolar. A expectativa é que esse concurso tenha plantado a semente da preservação em todos que participaram e que continuem falando sobre meio ambiente, dando sequência aos ensinamentos apresentados em sala de aula”, comentou o secretário.

1ª colocada

Aluna: Letícia de Oliveira Silva

EMEF Constantino José Vieira

Professora: Adriele Soares

"Ao voltar de um passeio de fim de tarde com a família, me deparei com toda a beleza de alguns pés de jamboeiro e outras tantas árvores à beira da estrada. Fiz esse registro da árvore mais florida, que mais me chamou a atenção por sua beleza. Estar neste local, me trouxe uma sensação de leveza e paz. São muitas as árvores ao longo desta estrada, e juntas elas transmitem a importância de se preservar o meio ambiente, de se preservar a flora, de se preservar a vida."

2º Colocado

Aluno: Thiago Oliveira Alves da Silva

EMEFCM Prof. Divaneta Lessa Moraes

Professora: Jeanne Darc e Souza Antonio

“Em 1989, meu falecido avô Álvaro e meu tio, trouxeram 4 mudas de Cajueiro para a casa onde eles moravam. Eles plantaram no quintal, e foram as primeiras árvores plantadas aqui. O Cajueiro foi crescendo, e então com o tempo se tornou o ponto de referência da casa.A árvore passou a ser muito importante para  a nossa família, e com ela a lembrança do meu avô, pois foi o Cajueiro quem deu o nome a nossa casa que é a Chácara do Cajueiro.”

3ª Colocada

Aluna: Isabelly Tavares Santos

EMEF Adamastor Furtado

Professor: Arthur Vieira Simões Dalapicola

“Essa árvore fica localizada em minha residência, visto que ela gera muitos frutos para a família, e até mesmo para os vizinhos. Uma sombra maravilhosa onde podemos descansar e conversar sobre a vida, além de ajudar em nosso ambiente através do seu processo.”

Participaram do concurso os alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas Unidades de Ensino da rede pública do município de Viana.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo