Gabinete de Gestão Integrada apresenta dados da segurança pública em Viana

Foto: Júlio Victor

Viana é o município da Grande Vitória com a menor taxa de homicídios neste ano. Os dados foram apresentados durante a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada na tarde desta quinta-feira (10).

Além da estatística, foram apresentados dados da segurança registrados na cidade no mês de setembro e as novas metas para a segurança pública.

Fruto do contínuo trabalho de fiscalização, orientação e ações visando evitar furto e roubos da Guarda Municipal de Viana (GCMV), os números de crimes cometidos no município continuam a diminuir. Entre os dados que tiveram a maior queda, estão o roubo em transportes públicos, com 71,43% e o furto em residências, com uma queda de 61,18%. O roubo a pessoas em vias públicas registrou uma queda de 59,09%, comparada ao ano anterior.

“Ações integradas entre as forças de segurança contribuem para redução de índices de criminalidade e consequentemente trazem mais sensação de segurança para nossa população. Por isso reuniões como essa que promove o intercâmbio de informações e experiências entre os agentes de segurança são importantes para o planejamento de políticas municipais de segurança de forma integrada”, destacou o prefeito.

Foto: Júlio Victor

Durante o mês de outubro, os protetores da cidade realizaram 358 visitas tranquilizadoras, 194 cercos táticos, 42 apoios a outras instituições e 16 operações de abordagem, que resultaram em 571 pessoas, 294 motocicletas, 104 automóveis e 41 motoristas de táxi ou aplicativos foram abordados. Nessas abordagens foram apreendidas 27 drogas ilícitas e três motos foram recuperadas. Graças às ações, 13 suspeitos foram encaminhados à delegacia.

“Os números são frutos do trabalho de qualidade dos agentes de segurança. Viana dá um passo a frente na prevenção de crimes. Trabalhamos por melhorias para o cidadão vianense e pela sensação de segurança na cidade”, apontou o secretário de Defesa Major Enoni.

Foto: Júlio Victor

Na reunião também foram apresentados dados da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN). Os guerreiros da noite abordaram um total de 1429 pessoas em 34 bairros visitados. Durante as patrulhas, 30 notificações/recomendações foram emitidas, 25 estabelecimentos visitados, 14 denúncias verificadas do disque silêncio e 1 pessoa foi detida e conduzida a delegacia.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo