Alunos da EMEF Washington são medalhistas da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Foto: Kaio Torres

A melhor educação do Espírito Santo segue desenvolvendo seus alunos para além das fronteiras capixabas. Três alunos da EMEF Washington Martins Filho conquistaram as melhores notas na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Thiago Rocha, 11 anos, Rebeca Ferreira, 8 anos e Isabelli Mendes, 6 anos, foram os destaques do município de Viana e da escola Washingnton, na 25ª edição do OBA, realizada no mês de maio.

Metodologia de ensino

Fazer o que ama é o caminho para felicidade e bons resultados. Baseado nisso, os professores reuniram suas respectivas turmas e realizaram uma roda de conversa para descobrir o interesse dos alunos na área da astrologia. Os estudantes debateram com os mestres e apresentaram seus conhecimentos básicos sobre o tema.

Foto: Kaio Torres

A sabedoria que os alunos mostraram sobre o sistema solar, planetas, estrelas, gravidade, rotação da terra em torno próprio eixo e em torno do sol surpreendeu os professores nesse primeiro contato. O que seria uma simples conversa tornou-se um ciclo de debates e descobertas de novos detalhes o nosso vasto universo.

“Foram semanas especiais para mim. Eu e alunos nos conectamos ainda mais com as atividades realizadas, desde as aulas teóricas e práticas. Falamos sobre todos os planetas, levando novas curiosidades para eles, chegamos a criar uma música para fixar os ensinamentos, foi um período ótimo”, contou a professora do 1° ano, Luiza Helena.

A partir disso, os próximos passos não foram complicados. Além das histórias e páginas dos livros lidas em aula, a classe se uniu e produziram maquetes com todos os planetas do nosso sistema solar e mais, com a terra se movendo em torno do sol. Dessa forma, as crianças tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e obter o melhor desempenho na prova.

Os alunos

Foto: Kaio Torres

“A professora teve muita paciência com a gente. Nos fantasiamos de planetas em uma aula, foi muito divertido. Quando vi que tinha ganhado a medalha fiquei muito feliz”, afirmou Thiago.

Foto: Kaio Torres

“Comecei a prova um pouco nervosa, mas aí fui lembrando da música que a professora ensinou e consegui responder às perguntas. O Brasil todo fez essa prova, e eu ganhei uma medalha, é muito legal”, disse Isabelli.

Foto: Kaio Torres

“Ganhei uma medalha de prata. Minha mãe ficou feliz quando viu. Me esforcei nas aulas e fui bem na prova. Achei muito legal participar e de estudar os planetas que existem”, destacou Rebeca.

25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A OBA é destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de todo o país, sendo realizada em uma única fase, onde são aplicadas as provas teóricas compostas por 10 perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica.

O evento, que acontece anualmente, visa fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo