Viana vai à União Europeia para assinatura de termo de cooperação com foco no desenvolvimento econômico

A União Europeia selecionou Viana para participar de uma cooperação técnica entre cidades do Brasil e da Europa com o objetivo de trocar experiências sobre ações ligadas às agendas de desenvolvimento sustentável e inovação. O prefeito Wanderson Bueno vai a Portugal de 18 a 27 deste mês para visitar as cidades de Lisboa, Oeiras, Maia, Guimarães e Coimbra para dialogar sobre gestão pública. O intercâmbio será realizado por meio do Projeto InovaJuntos, implementado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, e UE. Está prevista a assinatura do acordo no dia 25 na Universidade de Coimbra.

O projeto recebeu candidaturas de municípios de todo o país e, destas, apenas nove foram avaliadas e classificadas para participar de Missão Técnica Internacional entre municípios brasileiros e portugueses com o objetivo de conhecer as experiências de inovação na gestão pública adotadas em terras portuguesas. Entre as selecionadas está Viana, a única cidade capixaba no projeto.

“A troca de experiências é importante para conhecermos realidades diferentes que podem ser aplicadas no município. É um intercâmbio que vai agregar muito à nossa cidade”, disse o prefeito.

Na agenda, Wanderson Bueno, aproveitando a vocação de Viana em se tornar uma cidade inteligente, vai participar do Smart City, Expo World Congress, o maior evento de Cidades Inteligentes do mundo. O congresso acontece de 15 a 17 da próxima semana em Barcelona, na Espanha. Realizado desde 2011, o Congresso é o principal evento internacional para as cidades, com a missão de capacitar gestores e coletivizar a inovação urbana em todo o mundo e um fórum que oportuniza aos participantes a troca de boas práticas em políticas e criação de sinergias entre aqueles que discutem cidades inteligentes. "Este Congresso será importante para aprofundarmos as discussões sobre o conceito de cidade inteligente que queremos e o desenvolvimento de projetos que já existem, como o e-Processos, Conecta Viana, de WI-FI em espaços e prédios públicos e um inovador projeto de energia solar nas escolas e prédios da prefeitura", disse o prefeito.

O projeto de digitalização de processos sem o uso do papel e de forma eletrônica, colabora com a preservação da natureza e já gerou economia de R$ 800 mil/ano ao município. E no primeiro trimestre de 2023, será implantada internet gratuita por meio de sinal WI-FI com alta velocidade em todos os prédios públicos e equipamentos públicos da cidade. Isso quer dizer todas as unidades de ensino, de saúde, parques e praças públicas, totalizando mais de 100 pontos no município.

Wanderson transmitiu o cargo para o vice-prefeito, Fabio Dias, que assume as funções executivas da administração municipal pelos próximos dias.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo