Professores do município participam do último seminário do Pequeno Guarda Parque

Durante mais de seis meses de seminários e capacitação, 43 professores do município concluíram sua formação no projeto do Pequeno Guarda Parque. Na manhã dessa quinta-feira (17), os professores participaram do último seminário de capacitação.

A formação teve o intuito de ensinar aos professores técnicas que estão presentes na caderneta de campo. Este mini-livro proporciona informações e atividades inspiradas no trabalho e nos conhecimentos desses protetores da natureza. O objetivo é estimular a percepção ambiental, deixando as crianças mais atentas e cuidadosas com a natureza.

Para transferir todos esses conhecimentos para os futuros Pequenos Guardas, ninguém melhor do que os professores. Os docentes passaram por seis meses de treinamentos sobre ação individual para o bem coletivo; influência do ser humano em todas as formas de vida e tantos outros aspectos importantes.

O objetivo do programa é estimular a percepção ambiental, deixando-a mais atenta e cuidadosa em relação aos aspectos naturais e culturais do município de Viana, explica a professora Renata Lyrio.

“O programa desperta na criança a importância da preservação. Uma preservação que não se restringe apenas a preservação da natureza, mas de todo patrimônio cultural ambiental do município de Viana. É um conhecimento que eles vão levar para toda vida”, citou a professora.

Ao todo, 14 escolas e 1.400 alunos se envolveram no projeto do Pequeno Guarda Parque. Uma iniciativa da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com Termelétrica Viana SA (TEVISA).

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo