Dia Nacional de Combate à Dengue: Prefeitura orienta população no combate ao mosquito

Este sábado (19) é considerado o Dia Nacional de Combate à Dengue, data que tem como objetivo principal a mobilização de iniciativas e a participação da população para a realização de ações voltadas ao combate ao Aedes Aegypti.

A ação vem para conscientizar a sociedade sobre o combate à dengue, cujo período de maior transmissão coincide com o verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação dos mosquitos em ambientes quentes e úmidos, por isso adotar cuidados redobrados contra o mosquito nesta época é importante para evitar disseminação de doenças.

Pensando nisso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), tem intensificado medidas para o combate do vetor, como pulverização de inseticida por meio do fumacê. Todos os bairros da cidade são atendidos com o serviço das 17 às 23 horas, seguindo um cronograma semanal. Em caso de chuva a aplicação será suspensa e o cronograma será reajustado, pois impossibilita a aspersão do inseticida no ar.

O município ainda realiza ações de combate por meio de visitas de agentes de endemias para vigilância, prevenção e controle de doenças. Os profissionais inspecionam residências e estabelecimentos em busca de focos endêmicos, além de examinar caixas d’água, calhas e telhados, aplicar larvicidas e inseticidas, e orientar a população quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas.

A orientação é que a população permita o acesso do agente em residências e estabelecimentos. Em Viana, os profissionais atuam devidamente uniformizados com camisa de cor cinza, com brasão da prefeitura e identificação da SEMSA, calça jeans e bolsa amarela. Além disso, os profissionais são orientados a entrar acompanhados do morador. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelos telefones (27) 3255-1621 e (27) 99786-3045.

O combate é um dever de todos! Por isso, preparamos dicas de ações que podem ser feitas pela população durante todo ano e de forma intensificada em períodos sazonais.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Evitar acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a limpeza do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação.

Colocar areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e, ao mesmo tempo, evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Limpeza de caixas d’água

Grandes reservatórios, como caixas d’água, baldes e galões, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Tampar reservatórios e evitar acúmulo de água em poças é importante para eliminar criadouros.

Aplicação de desinfetante em ralos

Ralos e canaletas que não têm uso diário devem ser cobertos com telas que impeçam a entrada de mosquitos ou adicione meio copo de água sanitária, ou qualquer desinfetante semanalmente. Na hora da escolha, dê preferência para ralos com tampa abre e fecha.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo