Intercâmbio internacional: Viana assina acordos de cooperação técnica de desenvolvimento e inovação com a União Europeia

O município de Viana assinou acordos de cooperação com as cidades portuguesas de Guimarães e Oeiras, ambas que fazem parte do consórcio de cooperação técnica da União Europeia e do programa Inova Juntos. O objetivo é o de trocar as experiências relacionadas ao desenvolvimento econômico, sustentável, geração de emprego e renda e tecnologia, 

A cidade de Oeiras tem uma característica muito parecida com a de Viana no decorrer do seu desenvolvimento por fazer parte da Região Metropolitana de Lisboa. Hoje é uma grande referência no desenvolvimento científico e tecnológico da região. 

Já na cidade de Guimarães, o que chamou a atenção do prefeito Wanderson Bueno foi a forma com que eles desenvolvem a integração dos novos talentos profissionais com o mercado de trabalho.

A União Europeia selecionou Viana para participar de uma cooperação técnica entre cidades do Brasil e da Europa e o prefeito Wanderson Bueno está em Portugal para dialogar sobre gestão pública. 

O intercâmbio é realizado por meio do Projeto InovaJuntos, implementado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, e UE. 

O projeto recebeu candidaturas de municípios de todo o país e, destas, apenas nove foram avaliadas e classificadas para participar de Missão Técnica Internacional entre municípios brasileiros e portugueses com o objetivo de conhecer as experiências de inovação na gestão pública adotadas em terras portuguesas. Entre as selecionadas está Viana, a única cidade capixaba no projeto.

“Passamos por Lisboa, Oeiras, Maia, Guimarães e Coimbra, e volto para Viana com a cabeça a mil por hora. Tanta experiência vivida e compartilhada aqui que me deixa confiante que podemos cada vez mais fazer a diferença em nossa cidade. São realidades diferentes mas que ao mesmo tempo se assemelham pelos desafios de gerar empregos, dar o pontapé para termos uma cidade digital, sem esquecer do desenvolvimento sustentável. Enfim, muito a se fazer e agregar ainda mais à nossa Viana", disse o prefeito.

 

Atendimento à imprensa

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação

Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Kaio Torres - Coordenador de Comunicação

Vitor Matias - Estagiário de Comunicação

E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

 

Informações à população

Ouvidoria de Viana

Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

 

Viana nas redes sociais

Facebook: /prefeituradeviana

Instagram: @prefeituraviana

Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Márcia Brito

Publicado em sábado, 26 de novembro de 2022

Atualizado em segunda-feira, 28 de novembro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915