Prefeitura realiza serviços de manutenção para reduzir impactos das fortes chuvas

Foto: Rulian Esquincalha

Viana registrou mais de 101,34 mm de chuva nas últimas 24 horas. Esse foi o dobro do que era esperado na região no período de um dia. Mesmo com intensidade fora do normal, a cidade continua trabalhando para minimizar o impacto causado pelas fortes chuvas.

Desde a última quinta-feira (24), a Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Defesa Social (SEMDES), Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e Agricultura (SEMAG), segue realizando serviços de manutenção e reparos em diversas áreas da cidade.

Ações preventivas de limpeza e ampliação devalões estão sendo realizadas. Desobstruções de bueiros e visitas a locais de risco para averiguar a situação da rua também foram promovidas. As estradas rurais danificadas pelas chuvas passaram por serviços de reparo.

Área rural

Visando melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar futuros transtornos para os moradores da região rural, a Secretaria de Agricultura está trabalhando na limpeza de canais e desobstrução de vias onde a chuva teve mais impacto nas localidades de Peixe Verde, Carioca, Santa Clara, São Rafael e Perobas.

Foto: Rulian Esquincalha

Além de ampliar o canal, na manhã desta terça-feira (29), foram retiradas pedras e lama que impediram a passagem dos moradores.

Monitoramento

Foto: Julio Victor

A cidade possui pluviômetros automáticos espalhados em pontos estratégicos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI. E também ocorre monitoramento por meio da Estação Meteorológica de Viana, que emite dados a cada 15 minutos. O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, está realizando visitas a locais de alagamento e alertando a população para acionar a Defesa Civil e se manter seguros. “O bem essencial é a vida. O Poder Público trabalha monitorando e antecipando as soluções para minimizar ou até impedir situações que afetem o morador. Mesmo aquelas a médio prazo, como as parcerias com o Governo do Estado para dragagem do rio Formate e o projeto de macrodrenagem do rio Santo Agostinho, estão em curso. O importante é cuidar da cidade e dos que aqui vivem, trabalham, estudam”, disse Bueno.

Como agir em situação de risco

A Defesa Civil orienta que, se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Foto: Kaio Torres

Em qualquer situação de risco ligue, imediatamente, para o contato da Defesa Civil: (27) 99860-4360.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo