Viana segue sob alerta de deslizamento de encostas

As chuvas intensas que estão atingindo Viana nos últimos dias deram trégua nesta segunda-feira (05). O município está fora do alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta terça-feira (05), mas ainda há previsão de chuvas durante o dia.

É importante manter atenções redobradas com áreas de encosta, uma vez que o acumulado de chuva desta semana ultrapassa 500 milímetros de chuva.

O município segue sob alerta divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). A notificação aponta que Viana está sob alto risco de Movimento de Massa, ou seja, deslizamento de terra, encostas e taludes.

Em caso de ocorrências, a Prefeitura orienta que os moradores entrem em contato com a Defesa Civil de Viana, por meio do número (27) 99860-4360, e com a Defesa Civil Estadual por meio do número 199.

O prefeito Wanderson Bueno participou de vistorias nesta segunda-feira para analisar medidas a serem adotadas. Ele enfatiza que os moradores devem proteger a vida, o bem mais importante nesse momento.

“Estamos verificando áreas de risco em toda cidade. Registramos alguns deslocamentos de massa durante as fortes chuvas que assolaram a cidade. Por isso, estamos avaliando regiões de risco para que, caso necessário, possamos retirar as pessoas dessas regiões, encaminhando-as para lugares seguros”, pontuou Bueno.

Se você reside em um local com essa característica, preste atenção a sinais que podem indicar um deslizamento de terra. Em caso de risco, acione imediatamente a Defesa Civil. Preserve o bem mais importante: a sua vida!

Quais sinais indicam um deslizamento?

· Aparecimento de fendas

· Depressão no terreno rachaduras nas paredes de casas

· Inclinação de tronco de árvores e postes

· Surgimento de minas d’água

· Som de estalos na residência

O que fazer?

· Avise os vizinhos

· Acione defesa Civil

· Avise o corpo de bombeiros

· Sair do local e procure um lugar seguro

Limpeza

A Prefeitura de Viana tem atuado de forma intensiva em várias frentes de trabalho desde a última quinta-feira (24) para fazer a cidade retornar a normalidade.

Com apoio das secretarias de Defesa Social (SEMDES), Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e Agricultura (SEMAG), equipes estão realizando serviços de manutenção, reparos e limpeza em localidades afetadas em resposta aos danos causados pelas chuvas.

Os bairros Ipanema e Industrial receberam varrição e recolhimento de móveis e objetos das ruas, valões e bueiros.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo