É o Bicho! Programa de bem-estar animal de Viana completa seis meses

Foto: Victor Andrade

Viana é uma ótima cidade para se viver e não é só para as pessoas que aqui residem, os pets vianenses também contam com todo amparo. A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), inovou ao criar um programa de políticas públicas reais para os animais. O É o Bicho! completa seis meses garantindo o bem-estar dos bichinhos.

Nesses seis meses de sucesso, o programa já recolheu 86 animais em situação de vulnerabilidade. Os animais são levados para a clínica Rancho Bela Vista, que garante garantindo todo o cuidado necessário para recuperar a saúde dos bichinhos. Com objetivo de interromper a reprodução indiscriminada de cães e gatos, mais de 151 castrações foram realizadas de forma gratuita.

Foto: Victor Andrade

Após recuperados, os pets estão prontos para ir a um novo lar. A equipe do programa, buscando sempre o melhor para o animal, promoveu feiras de adoção, para que animais pudessem receber todo o amor de um novo tutor. Ao todo, sete já estão em um novo lar. Além disso, nas feiras de adoção foram doados pacotes de ração de 15 kg, petiscos, patê, remédios, vacinação, coleira e uma caminha para o animal dormir.

Além dos cuidados diretos aos animais, o programa também oferece palestras aos tutores. O objetivo é ensiná-los sobre práticas de cautela com a saúde do animal, desde a alimentação saudável até os cuidados mentais. Os tutores também aprendem sobre a importância da castração e auxílio com o que podem fazer no pré e pós-operatório de seus animaizinhos.

Foto: Kaio Torres

Uma dessas tutores é Charleni Carvalho. Ela confiou os cuidados da cachorrinha Maila à prefeitura e só recebeu resultados positivos. Ela destaca que depois da castração se sente mais segura na liberdade da pet. Agora, ela não tem a preocupação da reprodução da Maila. Uma supresa para ela foi a velocidade do atendimento. Cerca de 40 dias do cadastro, ela já estava na palestra sobre práticas de cautela com a saúde do animal e a pet logo foi castrada.

“O Programa tá sendo muito importante para nosso município. Não tínhamos isso até pouco tempo. O cadastro no programa foi muito fácil. Fiz pelo celular. Tudo muito tranquilo. Quando me cadastrei, achei que era só mais um cadastro que levaria anos até ser atendida, mas foi muito rápido”, diz a tutora.

Foto: Kaio Torres

Charleni também destaca a atenção dos funcionários do Rancho Bela Vista, que ficou em contato com ela durante todo o dia da cirurgia da Maila. Além disso, sanaram as dúvidas da tutora no pós-operatório.

“Pela manhã, o pessoal do rancho chegou à minha casa com muita atenção, cuidado e carinho. A noite, trouxeram ela já com a medição para tomar. O que eu achei mais legal é a higienização do carro que ela foi e voltou. A caixa só estava ela, não teve contato com nenhum outro animal”, finaliza Charleni.

Nas chuvas que atingiram o município na última semana, voluntários do Grupo de Resgate a Animais em Desastres (GRAD), voltaram suas atenções aos nossos companheiros de quatro patas e trabalharam para socorrer os animais. Em parceria com o programa o É o Bicho! os animais foram recolhidos e levados aos abrigos. Aqueles em estado de saúde debilitado, foram encaminhados à clínica Rancho Bella Vista.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo