Viana integra roteiro turístico estadual pela primeira vez

Foto: Vitor Matias

Grande dia para o turismo capixaba. Os sete municípios da Região Metropolitana do Espírito Santo se reuniram nessa terça-feira (13), no Teatro Municipal de Viana, para o pré-lançamento do “Roteiro Capixaba: Dos vales ao mar, das Igrejas ao Congar”, que visa projetar as belas paisagens e construções históricas do Estado no cenário turístico nacional.

A criação do roteiro é uma iniciativa do SEBRAE/ES, em parceria com a ES Convention & Visitors Bureau.

Foto: Vitor Matias

De acordo com a secretária de Esporte, Cultura e Turismo de Viana, Renata Weixter, é a primeira vez que Viana integra um roteiro que será vendido nacionalmente. Toda a riqueza do turismo de experiência municipal agregará ainda mais ao roteiro capixaba. Todo esse fomento à atividade turística beneficiará muitos empreendimentos do município.

“Todos os municípios da região metropolitana do Espírito Santo estarem presentes aqui hoje para esse pré-lançamento significa exatamente ligar esses municípios que, até então, não costumam fazer parte desses roteiros turísticos, para que façam parte. Isso vai agregar ainda mais valor aos municípios que já tem uma pegada mais antiga ao turismo e agregará mais valor ao turismo no Estado do Espírito Santo”, declara a secretária.

Foto: Vitor Matias

O representante do SEBRAE, gestor LeandroDalcolmo, destaca o esforço dos municípios na criação do roteiro.

“A proposta inicial era fazer dois roteiros, com dois municípios cada. Quatro seriam contemplados. Na primeira reunião, convidamos todos os municípios da Região Metropolitana, e todos se fizeram presentes para que o roteiro incluísse os sete. Hoje, temos o resultado de todo esse esforço”, diz Leandro.

Foto: Vitor Matias

A representante da Secretaria de Turismo do Estado, Alcenir Rocha, enfatiza a importância do roteiro para aqueles que gostam de viajar sozinho e ter a liberdade de escolher os horários e locais que querem visitar. O projeto será um diferencial no mercado.

“O roteiro vai atingir um nicho de mercado que não estamos acostumados, o de turistas que gostam de viajar sozinho. O turista vai ter um roteiro autoguiado para que ele possa determinar a hora e aonde ele vai passear”, comenta Alcenir.

Foto: Vitor Matias

Os belíssimos cenários da Região Metropolitana do ES se ligam aos monumentos históricos e as riquezas culturais, dando opções de passeios para todos os gostos. O roteiro conta com 14 atrativos e foi planejado para ser curtido em dois dias. A temática principal são os 487 anos de história do Estado.

“O roteiro foi elaborado para quem quer aproveitar ao máximo a região metropolitana, sem ter que esquentar a cabeça tomando uma decisão em cima da hora ou no meio do caminho. Eles terão em mãos o que conhecer e como aproveitar o melhor da região”, conta a consultora e agente de roteiro turístico, Luísa Bravim.

Acesse o link abaixo para ver imagens em 360º de alguns atrativos do roteiro:

Roteiro

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Atualizado em quinta-feira, 15 de dezembro de 2022