Alunos de Viana brilham no sétimo festival de bandas

Dorival Brandão l Foto: Ygor Amorim

Os instrumentos estavam prontos para entregar um verdadeiro espetáculo. Os alunos da rede municipal de Viana mostraram seus talentos com os saxofones, tambores, caixas e diversos outros equipamentos, garantindo um verdadeiro show no 7º Festival de Bandas.

A música das bandas marciais tomou conta da EMEF Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, na noite da última quarta-feira (14). Ao todo, cinco escolas se apresentaram.

Divaneta Lessa de Moraes l Foto: Ygor Amorim

Os alunos da escola cívico-militar Divaneta Lessa de Moraes e as EMEFs Tancredo de Almeida Neves, Dorival Brandão, Adamastor Furtado, de Viana, e os convidados da EMEF Hilário Vieira da Silva, de Cariacica, garantiram a emoção do público presente.

Foto: Ygor Amorim

O Vice-prefeito, Fabio Dias, enfatiza a importância do trabalho coletivo da família com a escola para o desenvolvimento do aluno. Quando a aprendizagem ultrapassa os muros da escola e chega até as casas dos alunos, resultando em projetos de sucesso, igual ao da banda marcial.

“A comunidade escolar está completa quando os pais estão presentes. Esse projeto das bandas nos contempla. A gente se emociona ao ver a empolgação de nossas crianças ao tocar. A dedicação dos alunos nos ensaios e em tirar boas notas é motivo de orgulho para todos nós”, declara o vice-prefeito.

Adamastor Furtado l Foto: Ygor Amorim

Com os olhos brilhando de orgulho, Caliane de Moura saiu direto do serviço para acompanhar a apresentação do filho Diego. O pequeno já toca há um tempinho e presenciar o primeiro espetáculo do filho deixou a mãe emocionada.

“Eu fico feliz e emocionada. É uma coisa que ele adora fazer e eu fico emocionada. Ele me deixa muito orgulhosa”, diz Caliane.

Foto: Ygor Amorim

A secretária de educação de Viana, Luzian Belisario, diz se alegrar com a adesão dos alunos aos projetos de implantação de músicas nas escolas. Para ela, isso é uma demonstração de como a educação e a cultura transformam as pessoas.

“Hoje, vemos uma demonstração de cultura e civismo. É a demonstração do trabalho que eles realizaram durante todo esse ano em nossas escolas”, destaca a secretária.

Tancredo Neves l Foto: Ygor Amorim

De acordo com Ederval Januário Mota, música já está no sangue da família. Há dois anos, Gustavo Mota toca saxofone na Comusbra de Bom Pastor. Além do sax, o filho e o pai arrasam no teclado. Ver o talento musical passando para outra geração é motivo de orgulho para Ederval.

“Eu incentivo muito ele. Admiro muito o que ele faz. A música está no nosso sangue e fico orgulhoso vendo ele continuando essa tradição. Parabéns para a prefeitura por incentivar nossas crianças”, fala o pai.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em quinta-feira, 15 de dezembro de 2022