Alunos de Viana emocionam em coral natalino em Marcílio de Noronha

Microfones a postos, artistas preparados, plateia empolgada: começa assim a última noite do Circuito Natalino Seja Luz. A Praça do Centro Multiuso É Pra Já se tornou palco para a apresentação de mais de 100 alunos do projeto de transição Coral do 9º Ano. Os estudantes das quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Viana se reuniram para dar um verdadeiro espetáculo natalino na noite desta segunda-feira (19).

Entoando clássicos que marcam o Natal, os meninos e meninas emocionaram pais, amigos e visitantes em uma celebração que vai marcar a memória de todos. Este foi um encerramento com chave de ouro de um ano de estudos dos nossos jovens cantores, que seguem agora preparados para uma nova etapa de suas vidas.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação (SEMED), que visa minimizar as rupturas que acontecem de uma etapa para outra dentro da escola. Com isso, as crianças chegam entrosadas no ensino médio, em condição de se tornar protagonistas de suas vidas e conviver, respeitando mutualmente.

Neste ano, 258 alunos das EMEF Doutor Denizart Santos, Constantino José Vieira, Francisco de Assis Pereira e a Cívico Militar João Natalício Alves Pereira, participaram de meses de ensaio neste belo projeto, culminando em uma grande apresentação.

A secretária de Educação Luzian Belisario parabenizou os alunos que concluíram sua trajetória no ensino fundamental e destacou os feitos dos alunos classificados no processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

“Todos esses alunos que estão aqui concluíram o 9º ano do ensino fundamental. Para incentivá-los a continuar nos seus estudos e trabalhando a cultura pela paz nas escolas, nós montamos este projeto para dar a oportunidade aos nossos alunos de terem maior acesso à cultura e refletirem sobre o futuro e sobre o que eles querem para vida escolar deles de agora em diante”, destacou Luzian.

O vice-prefeito Fabio Dias parabenizou a iniciativa e os jovens artistas.

“Um projeto como esse propicia um desenvolvimento além do ensino para essas crianças. Estão se formando aqui futuros profissionais e cidadãos. Isso é mérito da educação de Viana, a melhor da Grande Vitória e, em breve, a melhor educação do Brasil”

Orgulhosa do filho, Adeline Souza disse que se sente realizada em ver o filho participando deste projeto que, segundo ela, não é visto em outros municípios. Estevão da Silva destacou a importância de participar de um projeto integrador.  “É legal cantar para todo mundo e sentir essa sensação de aclamação”, comentou o jovem.

Os alunos da EMEF Dr. Denizart Santos, Luiz Felipe da Costa e Ana Cláudia Fagundes, comentaram que se sentem preparados para o ensino médio com a vivência que tiveram no projeto.

“Participar deste projeto tem me ajudado muito, porque não levo nada destes momentos na brincadeira. Estou me sentindo mais preparada para entrar em uma nova fase na minha vida escolar. Foi maravilhoso, vai ficar marcado para mim”, disse Ana.

“Não sabia a proporção que esse projeto teria, mas estou achando incrível esse destaque. Participar do coral me deu uma luz para perceber que nada na vida daqui para frente é brincadeira”, completou Luiz.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo