SEMMA ultrapassa a marca de 5 mil documentos ambientais digitais emitidos em 2022

Preservar recursos ambientais e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico são objetivos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). No ano de 2022, o setor de Licenciamento Ambiental gerou 5.053 documentos digitais, sendo 320 de Licenças e Dispensas ambientais, promovendo uma arrecadação recorde de mais de R$ 520 mil.

O sistema da secretaria, que opera de forma 100% digital, permite uma maior agilidade na tramitação dos processos, reduzindo em até seis meses a análise de licenças e processos, que agora são finalizados em menos de 30 dias.

O processo eletrônico contribuiu para a eliminação do uso de papel, possibilitando uma economia de aproximadamente 225 mil folhas, equivalente a aproximadamente 22,5 árvores, conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz.

“É uma importante ferramenta que gera economia e sustentabilidade ao município. O sistema digital veio para tornar os nossos serviços mais rápidos e menos burocráticos. O munícipe é atendido muito rapidamente e tem todo o acompanhamento do processo dentro da própria plataforma”, destaca o secretário.

Além do licenciamento ambiental, a população tem acesso aos serviços de corte e poda de árvores, denúncias e outras solicitações direcionadas ao meio ambiente.

Para isso, os interessados devem acessar o portal: viana.sislam.com.br e fazer um cadastro, por meio da criação de usuário, com login e senha. Após isto, deve ser acessada a aba superior “Nova Solicitação” e selecionar a opção desejada para preencher as informações e apresentar os documentos necessários para a abertura do processo.

Resultados do setor de Licenciamento Ambiental no ano 2022

· Arrecadação: R$ 528.353,75