Procon Viana dá dicas de compras de material escolar

Janeiro já traz o sentimento de volta às aulas. Por isso, a busca por materiais escolares já começa frenética no início do ano. O que é importante é agregar qualidade ao valor dos materiais. O Procon Viana, para ajudar no consumo consciente neste período, dá dicas para que o consumidor não caia no descontrole financeiro logo no início do ano.

Mas como economizar na compra de material escolar? Os preços variam muito entre as lojas e mesmo na internet. Por esse motivo, é importante pesquisar e planejar as aquisições para economizar sem ter que abdicar da qualidade nos estudos das crianças.

Como forma de evitar possíveis “abusos” nas relações de consumo de bens e serviços relativos à educação, a gerente do PROCON Viana, Patrícia Chagas, recomenda cautela e atenção. “Ler os contratos por inteiro, colocar em prática o consumo consciente e aproveitar o momento para ensinar os filhos a economizarem são as principais dicas”, reforça.

E a gerente ressalta que ao contrário do que muitos pensam, levar os filhos às compras de material escolar é um momento ímpar de educação, de ensinar seu filho o que significa economizar, pesquisar, porque é importante não ceder aos apelos exclusivamente comerciais. “Estamos inseridos em uma sociedade do consumo, o que temos que fazer é aprender a sobreviver nela educando as crianças. Negocie com seu filho, ensine a ele o valor da pesquisa. É muito bacana quando a criança começa a ter as primeiras noções do valor do dinheiro, do valor do trabalho. É sublime esse momento de educar a criança para um futuro melhor”, pontua.

DICAS:

· Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo;

· No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiverem em boas condições de uso;

· Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas;

· A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total;

· Não é preciso necessariamente comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos;

· O ideal é sempre negociar como se fosse pagar à vista, mas depois buscar por um parcelamento sem juros nas mesmas condições, mas sempre com parcelas que caibam no bolso, para não comprometer as finanças de 2023 por vários meses.

OUTRAS DICAS DO PROCON VIANA PARA O ANO ESCOLAR:

Contrato de Matrícula ou Rematrícula:

Importante que o responsável saiba que se trata de um contrato anual, em que é convencionado o pagamento em 12 parcelas mensais. A leitura do contrato e imprescindível antes da assinatura. Observar do que se trata, qual a carga horária, quais atividades compõem o valor do contrato ou que se deve pagar às partes. Quanto à renovação, o contrato precisa ser pago, ou seja, a escola não está obrigada a renovar contratos inadimplentes. Se ao final do ano esse contrato se findou e não tiver sido quitado, a escola não está obrigada a renová-lo. Mas ela [a escola] não pode reter documentos. Não pode, como uma forma de pressionar o pagamento da dívida, segurar o histórico escolar do aluno.

Transporte Escolar, pontos devem ser observados pelos pais.

A primeira coisa que os pais têm que tomar cuidado é saber se esse transporte está registrado, se tem o alvará. O veículo tem que estar regular, ter cinto de segurança, não pode transportar um número de alunos superior à capacidade de assentos. Outra coisa importante é saber a procedência desse motorista. Então não há problema em pedir a carteira de habilitação para confirmar se a pessoa está habilitada para aquele tipo de veículo. Solicitar um contrato dispondo de todas as cláusulas, não optar pela contratação verbal. Por exemplo: se você não tem um contrato, não justifica você pagar esse transporte no mês de dezembro, em que a criança não vai à escola, ou no mês de janeiro. É importante exigir o contrato formal.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo