Programa É o Bicho! inicia fase resgate e castração de animais de rua

A cachorrinha Pipi e o gatinho Chiquinho eram figurinhas carimbadas na garagem da Prefeitura de Viana. Sem lar, eles procuravam locais abertos para se abrigarem. A mesma situação era vivida pelas cadelas Frederica e Chocolate resgatadas nesta segunda-feira (16). A ação faz parte da segunda fase do É o Bicho!, programa pioneiro da gestão que visa o bem-estar animal.

E o primeiro programa da história de Viana voltado a animais inova outra vez. A segunda fase do projeto da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), iniciou-se nesta segunda com o resgate de animais em situação de rua nos logradouros da região de Viana Sede. O serviço será realizado pelas avenidas da cidade de forma contínua.

As ações pretendem minimizar a reprodução desenfreada dos pets que vivem nas ruas, evitando a proliferação de doenças, bem como o seu contágio a moradores, além disso, diminuir a população desses animais e incentivar a adoção dos bichinhos. 

“O É o Bicho! é pioneiro no cuidado com nossos animais. E, neste segundo momento, o foco do programa é o controle da população urbana de animais que estão em situação de rua em Viana, levando mais qualidade de vida para quem escolheu Viana como cidade para viver”, anunciou o prefeito Wanderson Bueno. 

As equipes percorrem as ruas da cidade e verificam a existência de cachorros e gatos morando nas ruas e realizam os resgates. Os animais são levados ao Rancho Bela Vista, parceiros da Prefeitura, e recebem tratamento adequado até apresentarem condições de saúde para a castração. O próximo passo é a recuperação até que os bichinhos possam participar das feiras de adoção e ganhar um novo lar. 

À medida que os resgatados se recuperam e são adotados, novas ações acontecem pelas ruas. No primeiro momento, serão priorizadas fêmeas para que o controle de natalidade seja efetuado e com o avanço das atividades, os outros animaizinhos também serão atendidos.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Israel Magioni

Publicado em segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Atualizado em segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915