Viana registra crescimento de 140% de empreendimentos em cadastro nacional de turismo

Foto: Kaio Torres

O município de Viana teve um crescimento de quase 140% no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no ano de 2022. De acordo com os dados do cadastro do Ministério do Turismo, o município contava com apenas 12 empreendimentos turísticos em 2021, e no último mês de dezembro chegou a 29.

Esse dado é resultado do trabalho de conscientização que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT) junto aos empreendedores turísticos. Além de visitas constantes aos espaços, abordando o assunto, a equipe também promoveu, em maio de 2022, o 1° Encontro Vianense de Empreendedores Turísticos, onde o Cadastur foi um dos assuntos tratados. O tema foi detalhadamente explicado pelos técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), convidados para compor a programação.

Foto: Victor de Almeida | 1º Encontro Vianense de Empreendedores Turísticos

A partir do evento, vários cadastros foram feitos e a meta é ampliar ainda mais esse número em 2023. Para isso, a SEMECT vai entrar em contato com os empreendedores que estão com os cadastros vencidos e os que ainda não se cadastraram.

A Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, Renata Rosa Weixter, reforça que o Cadastro Nacional de Turismo é um dos principais mecanismos da Regionalização do Turismo Brasileiro, permitindo que os empreendimentos turísticos de Viana possam acessar a linhas de financiamento por meio de bancos oficiais, participar de programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, além de obterem visibilidade em todo o território nacional nos sites do Cadastur e também a visibilidade no site do Programa Viaje Legal.

O Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico e é feito gratuitamente. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

Geraldo Schafer, proprietário do Sítio Dafamília, em Jucu, é um dos novos empreendedores de Viana que optaram em se cadastrar e ter o selo do Cadastur em seu negócio. "A empresa, segundo seu ramo de atividade, precisa estar inserida no município, no estado e no mundo. O Cadastur tem esse papel: colocar a empresa ao alcance nacional. Fiz o Cadastur e depois disso, não por acaso, tenho recebido contatos de pessoas de outros estados, e algumas vezes até como pedido de ajuda para obter serviços dos quais a pessoa precisa. Com isso, o Sítio Dafamilia ganha cada vez mais seguidores nas redes sociais e nós ainda, como bons vianenses, ajudamos a divulgar as nossas belezas", relatou Geraldo.

O cadastro pode ser feito gratuitamente em http://www.cadastur.turismo.gov.br/. Em caso de dúvidas, entre em contato com a SEMECT por meio do telefone (27)2124-6764.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo