Prefeitura de Viana e Governo do Estado investem mais de $ 5 milhões em macrodrenagem, habitação e segurança

Tarde de entregas e investimentos na cidade! A Prefeitura de Viana, em parceria com o Governo do Estado, realizou a entrega de seis unidades habitacionais e armamentos, além de ordem de serviço de mais uma etapa de obras de macrodrenagem no Rio Formate.

Mais de R$ 5 milhões em investimentos foram anunciados em uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (17), no bairro Campo Verde.

O prefeito Wanderson Bueno comemora as ações que estão transformando Viana em uma cidade a cada dia melhor. Segundo ele, o objetivo é levar serviços por todos os cantos, seja na infraestrutura, na mobilidade, ou na segurança para dar qualidade de vida para os vianenses.

"Assumimos um compromisso com o vianense: fazer investimentos importantes para que a cidade continue se desenvolvendo e para que, a cada amanhecer, o sorriso seja maior em cada rosto. Estamos construindo uma Viana de oportunidades e o nosso desejo é que os moradores possam crescer junto à cidade que escolheram para viver", destacou o prefeito.

Ordem de serviço para 3ª etapa da macrodrenagem do Córrego Ribeira

A tarde de investimentos começou com a ordem de serviço que dá início às obras da 3ª etapa da macrodrenagem do Córrego Ribeira.

O projeto prevê a instalação de reservatório de amortecimento de cheias, parque linear, desassoreamento e ampliação da calha do rio. Nesta ação, o investimento do Governo do Estado é de R$ 11,6 milhões. A conclusão da obra está prevista para outubro de 2023.

“Estamos fazendo um investimento permanente em Viana para melhorar a infraestrutura da cidade. Estamos autorizando o início de uma nova etapa da macrodrenagem e visitamos as obras no Rio Formate que já estão ajudando a comunidade do entorno”, disse o governador Renato Casagrande.

O investimento vai trazer melhorias para a comunidade que mais sofre em períodos de intensas chuvas. Tereza Simão Otto tem 75 anos e passou mais da metade da vida morando as margens do Rio Formate. Há 20 anos, dona Tereza perdeu o marido, que sempre sonhou com o fim das tristes cheias. Ela afirma que chegar na janela de casa e ver as máquinas trabalhando lhe passa a garantia de um futuro melhor.

“Vivo aqui há 30 anos. Já vi muitos vizinhos indo embora por causa das enchentes, mas eu não saio do meu cantinho por nada. Sempre tive esperança que uma hora essa obra ia acontecer e a hora chegou. Só de ver as máquinas trabalhando eu já fico alegre”, diz Terezinha.

Inauguração de unidades habitacionais

Em Campo Verde, foram entregues unidades habitacionais de interesse social para moradores afetados pelas chuvas em 2013 e que viviam em uma área de risco de Marcílio de Noronha. Após uma década de espera, seis famílias receberam as sonhadas chaves para entrar em um novo lar.

Maria da Gloria Santana Coutinho, uma das contempladas, finalmente realizou o sonho de ter a casa própria. Ansiosa com o novo lar, Maria já havia ido ao terreno enquanto ainda estava em obras. Agora, ela se emociona ao ver a casa finalizada.

“É uma conquista. Foram muitos anos correndo atrás e o governador e o prefeito conseguiram dar a casa para a gente. É muito bom ter a casa própria. É minha casa de bonecas” diz Maria.

As unidades fazem parte de um convênio assinado pelo município junto ao Governo do Estado, por meio da SEDURB, em outubro de 2021. Os recursos financeiros partem do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHAB/ES), com uma contrapartida da Prefeitura de Viana.

As unidades habitacionais de 63 m² são geminadas e contam com infraestrutura básica. Um investimento de R$ 2,1 milhões por parte do Governo do Estado e R$ 2 milhões de repasse do município, totalizando R$ 4,1 milhões. As famílias atendidas pelo programa devem ter renda de até três salários mínimos.

Entrega de armamentos

As entregas não param por aí... Mais de 30 novos armamentos foram doados pela Polícia Civil à Guarda Municipal de Viana. Os equipamentos vão fortalecer o trabalho da corporação que trabalha para manter Viana entre as cidades mais seguras do Estado.

Entre os armamentos estão 25 pistolas .40 e 6 carabinas semiautomáticas FAMAE .40. O investimento em segurança é estimado em pouco mais de R$ 27 mil.

Os armamentos vão compor material da Guarda para atender a demanda surgida com o novo efetivo dos novos 27 agentes, que tomaram posse em outubro de 2022.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Texto: Ygor Amorim, Kaio Torres e Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em sábado, 18 de março de 2023