Prefeitura intensifica ações de combate aos mosquitos com novo cronograma de fumacê

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), intensificou as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, nas regiões onde foram notificados casos dessas doenças.

A aplicação será feita durante a noite nesta semana. Em caso de chuva a aplicação será suspensa e o cronograma será reajustado, pois impossibilita a aspersão do inseticida no ar.

O serviço de fumacê retorna para novo ciclo de pulverização nos bairros de Viana, com aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), que consiste em fazer uma névoa pouco visível, sendo preciso ser executada com pouca incidência de luz, para obtenção de melhores resultados.

O fumacê segue normas do protocolo do Ministério da Saúde, sendo automaticamente executado mediante a notificação de qualquer caso de arbovirose.

O fumacê é aplicado em ciclos. Caso usado com frequência, pode resultar em um efeito inverso, ou seja, ao invés de eliminar o mosquito, pode contribuir para ele ficar resistente à ação do inseticida. Por isso, o inseticida não é utilizado ao longo do ano.

Confira o cronograma de circulação do carro:

Segunda: Marcílio de Noronha 1 e 2; Vila Bethânia; Arlindo Villaschi; e Caxias do Sul

Terça: Industrial; Guaritas (13 de Maio); Primavera; Soteco; Areinha; e Vale do Sol

Quarta: Canaã; Universal; Morada de Bethânia; Campo Verde; e Nova Bethânia

Quinta: Ipanema; Parque do Flamengo; e Eldorado

Sexta: Ribeira; Viana Sede; Verona; Cabral; Santo Agostinho; Santa Terezinha; Nova Viana; Jucu; Bairro Antártica; Nova Belém; Araçatiba; Bom Pastor; e Vila Nova

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo