Projeto de agroecologia promove ressocialização para internos do IASES

A Prefeitura de Viana colheu os primeiros resultados de um projeto de agroecologia que produziu ora-pro-nobis orgânico na Unidade Internação Metropolitana (Unimetro), em Xuri, Vila Velha. O projeto faz parte do Pacto Agroecológico Capixaba, programa multi-institucional que já faz projetos em outras unidades, tais como a horta orgânica da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I) de Viana.

O projeto, iniciado em junho de 2021 pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), Instituto Federal de Vila Velha e Ministério Público, chegou à primeira colheita na manhã desta quarta-feira (29).

O objetivo é produzir alimentos orgânicos e promover a ressocialização nas unidades socioeducativas locais e nas unidades de permanência de adolescentes em conflito com a lei, fomentando a agricultura e possibilitando novos saberes aos socioeducandos. O projeto visa ainda um estudo científico por parte do IFES para produção de suplementos alimentares, carne vegetal e fármacos.

O secretário de Agricultura, Cezar Lázaro, ressaltou que o projeto tem sido um sucesso na produção orgânica vianense.

“Essa iniciativa, além de ser um instrumento importante de ressocialização, vai levar alimento orgânico e proteico para a população, provando aos agricultores de todo país que é possível produzir alimentos de qualidade sem compostos químicos nocivos à saúde”, comentou o secretário.

O programa é uma parceria sem contrapartida para ambos os lados. Os socioeducandos não são remunerados, porém, têm acesso a benefícios legais destinados aos que trabalham durante a custódia e ainda aprendem profissões que possibilitarão ter novas oportunidades durante a ressocialização.

O projeto trouxe tantos resultados positivos que há estudo para criação de cooperativas de socioeducandos para que possíveis remunerações pelo trabalho na lavoura da ora-pro-nobis e possíveis valores auferidos por venda ou criação de produtos derivados ajudam as famílias dos adolescentes envolvidos nos projetos.

A Promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Vitória, Renata Colnago, ficou impressionada com a qualidade do trabalho exercido pela Prefeitura de Viana e pelo MP de Viana na unidade e, solicitou, que se expanda às demais unidades do estado, inclusive prometendo total apoio às iniciativas deste porte.

Além disso, os socioeducandos participarão de cursos promovidos pelo IFES e SENAR com o objetivo de qualificá-los para produções e prepará-los para o mercado de trabalho.

Estiveram presentes no evento, os representantes da Prefeitura de Viana, IFES, Iases, Secretaria de Estado de Agricultura (SEAG) e Sebrae.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo