Inclusão e alfabetização: Prefeitura promove atendimento pedagógico no Lar Genoveva Machado

Foto: Victor Andrade

Construir uma sociedade com base na educação é fundamental para o crescimento de qualquer comunidade. Para isso, o ensino deve ser inclusivo e chegar a todos.

A Prefeitura de Viana, em parceria com as Secretarias de Educação (SEMED) e Desenvolvimento e Trabalho Social (SEMTRADES), leva atendimento pedagógico domiciliar aos portadores de necessidades especiais do município.

Foto: Victor Andrade

Um dos atendimentos foi realizado no Lar Genoveva Machado, instituição de longa permanência para portadores de necessidades especiais, localizado no bairro Universal. Os participantes do projeto são matriculados em instituições de ensino do município, mas, por recomendação médica, não podem frequentar as unidades escolares para praticar atividades acadêmicas.

Com isso, o intuito da ação é levar aos alunos conhecimentos que eles teriam na escola, como leitura, escrita, artes e educação física, de forma domiciliar. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, no Lar Genoveva.

Foto: Victor Andrade

A professora Karina Pinheiro conta que os alunos ficam animados com as aulas e buscam sempre aprender coisas novas.

“Durante as aulas eles estão sempre animados, fazem as atividades com maestria, buscando ouvir nossos conselhos. O esforço que vemos neles é o que nos dá combustível para continuar com esse trabalho de suma importância para a vida de casa um”, afirmou a professora.

Após período de adaptação e desenvolvimento dos alunos, os mesmos serão inseridos em projetos nas escolas do município, proporcionando mais atividades práticas no processo de alfabetização.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo