Momento histórico: Prefeitura inaugura importante equipamento para comunidade de Peróbas

Foto: Kaio Torres

Os agricultores de Peróbas estão em festa, e festa com direito a fogos de artifício. Na manhã deste sábado (01), o Prefeito Wanderson Bueno inaugurou um equipamento importante para os produtores rurais: o climatizador de bananas.

O climatizador vai ajudar o produtor rural e a agricultura familiar fornecendo uma maior lucratividade e potencializando o meio rural do nosso município. Além disso, o equipamento pretende auxiliar os produtores rurais na produção de bananas. A máquina tem a função de amadurecer a banana e entregá-la, em tempo recorde, para comercialização.

Foto: Kaio Torres

“Quando gestão e comunidade se unem com um só objetivo, conseguimos dar passos muito maiores, a entrega deste equipamento é a prova disso. Parceria entre comunidade, município e estado que será de grande ajuda para os produtores rurais. O climatizador de bananas de Peróbas é o primeiro comunitário. Existem outros três na cidade, mas são particulares, sendo cobrada taxa dos agricultores para utilização. O nosso não, este é para uso de todos”, afirmou o Prefeito Wanderson Bueno.

A função do climatizador é amadurecer os frutos de forma rápida. Torna-se um método eficaz no controle deste amadurecimento e diminuindo a taxa respiratória dos demais processos bioquímicos e fisiológicos dos frutos. A câmara do climatizador tem 36 m² e capacidade de armazenamento de 500 caixas de banana, cerca de 10.000 mil kg. Com um galpão de 100 m² para carga e descarga de mercadorias.

Foto: Kaio Torres

“Que momento importante! Lutamos juntos por isso e conseguimos sucesso. O climatizador vai ajudar a fomentar a agricultura de viana, principalmente dos moradores de Peróbas. Os produtores da região terão mais qualidade em seus produtos, com isso, um aumento nas vendas. Estou feliz em fazer parte deste dia”, comentou o secretário de Agricultura César Lázaro”.

Foto: Kaio Torres

Além da presença do Prefeito Wanderson Bueno, a solenidade de inauguração contou com a participação do vice-prefeito Fabio Dias, secretários da gestão, Associação dos Moradores e Agricultores Rurais de Peróbas, Vereadores e moradores da região e demais autoridades.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo