Prefeitura promove curso de primeiros socorros aos servidores da SEMAS

Foto: Kaio Torres

A Prefeitura de Viana, por meio da Guarda Municipal e da Secretaria Assistência Social (SEMAS) realizaram, na manhã desta quinta-feira (13), o curso de noções de primeiros socorros para os servidores dos acolhimentos institucionais da SEMAS, realizado pelos agentes de segurança da cidade.

Os participantes do evento apresentaram situações reais que vivenciaram ou suposições para esclarecer suas dúvidas. Todos foram orientados do modo correto, observando e realizando atividades práticas para levar conhecimento para o cotidiano e salvar vidas.

Foto: Kaio Torres

“Vamos imaginar uma situação hipotética: um indivíduo sofre uma parada respiratória e o atendimento especializado demora cerca de 20 minutos para chegar ao local. Com as técnicas de massagem cardíaca que vocês aprenderam hoje, a vida desta pessoa será salva. O quadro pode até ser grave, mas com a ação imediata de massagem, os agentes de saúde chegarão a tempo para socorrer a vítima”, destacou o guarda Jareta, palestrante do curso.

Em caso de engasgo, o primeiro passo é acalmar a vítima e fazer com que ela tente manter o controle da respiração. Uma das mãos fica fechada sobre a região conhecida popularmente como boca do estômago e a outra fica em cima da primeira, comprimindo-a. O socorrista deverá efetuar movimentos de compressão para dentro e para cima. Esse movimento deve ser realizado até que a vítima elimine o corpo estranho e volte a respirar normalmente.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Kaio Torres

Publicado em quinta-feira, 13 de abril de 2023

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915