Segundo campo de lúpulo privado é inaugurado em Viana

Foto: Victor Andrade

A produção de lúpulo em solo vianense não para de avançar! Na tarde desta quinta-feira (27), o prefeito Wanderson Bueno inaugurou o segundo campo privado de lúpulo em Viana, na localidade rural de Jacarandá.

A planta, que é a base da produção da cerveja, foi produzida no Viveiro Municipal e doada a mais um produtor, desta vez o coronel Germano Wernersbach.

Foto: Victor Andrade

“É ótimo ter a oportunidade de desenvolver um projeto com a Prefeitura de Viana. Temos que embarcar nos projetos desenvolvidos pelo município, todo o trabalho que está sendo feito é para nossa cidade. Viana está em fase de desenvolvimento há muitos anos e começar a fazer parte dessa história é uma honra para mim”, comentou o proprietário do campo.

O Polo Cervejeiro de Viana é uma iniciativa inédita no país, unindo o turismo de experiência e atividade agrícola, buscando, assim, construir uma rota de desenvolvimento e oportunidades para o município. Em Viana, o lúpulo será mais do que apenas o ingrediente principal para a cerveja, mas também fonte de turismo e renda em toda a cadeia produtiva cervejeira.  

Foto: Victor Andrade

“Estamos construindo um ciclo que vai de desenvolvimento econômico à qualificação profissional. Hoje, inauguramos o segundo campo de lúpulo do município. Seremos, sem dúvida alguma, ainda neste ano, o maior produtor do Estado. Fizemos testes com várias espécies de lúpulo, testamos diferentes tipos de adubação e iluminação artificial, para serem entregues produtos de qualidade aos amantes de cerveja”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.

O secretário-executivo do Polo Cervejeiro, Francisco Sizino, informou que o plano da cidade é inaugurar um campo de lúpulo por mês, para tonar Viana uma potência na produção de lúpulo.

Foto: Victor Andrade

“O campo está lindo! Nosso trabalho vem rendendo resultados para o município e nos dá a certeza de que o projeto será um sucesso. Vamos seguir a proposta do prefeito e manter a régua de crescimento sempre no alto. Temos a missão de inaugurar um campo de lúpulo por mês”, destacou o secretário executivo.

A finalidade do cultivo experimental de mudas de lúpulo é a implantação do Polo de Cervejas Artesanais de Viana, o primeiro no país com objetivo de fomentar o turismo sensorial e a produção da cerveja artesanal completamente vianense.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

 

Texto: Kaio Torres

Publicado em sexta-feira, 28 de abril de 2023

Atualizado em terça-feira, 06 de fevereiro de 2024

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915