Escola Cívico-Militar prepara os alunos para torneio estadual de xadrez

Foto: Victor Andrade

Um jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, não envolve o elemento sorte. O xadrez é praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas, e não é diferente na EMEFCM João Natalício Alves Pereira, de Vila Bethânia.

Alunos de todas as turmas estão treinando a modalidade nos horários pré-aulas, para conquistar uma excelente colocação no campeonato estadual. Para jogar é necessário um tabuleiro, feito pelos próprios alunos com matérias recicláveis. Além disso, o jogo também é composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças.

Letícia Chaider dos Santos, de 14 anos, é a única remanescente dos competidores que participaram do torneio nacional em 2021, realizado no Rio de Janeiro. A aluna comentou sobre sua participação na competição brasileira e suas expectativas para o estadual.

Foto: Victor Andrade

“Muito feliz em participar de grandes competições. Admito ter achado estranho no começo. Não imaginava que eu ia chegar e participar de uma competição nacional de forma rápido como foi. Infelizmente não ganhamos, mas tudo bem! Agora temos a competição estadual, após a semana de prova vou voltar aos treinos e tentar vencer”, comentou Letícia.

Segundo o professor Thiago Dantes de Menezes, o esporte está ajudando os alunos também em sala de aula. Os mestres de outras disciplinas, como português e matemática comentam que as crianças que participam da equipe de xadrez aumentaram o foco e a concentração nas aulas.

“O xadrez, depois das competições e do ensino médio, vai para vida deles. Eles estão pegando todo o aprendizado ensinado aqui e repassando isso nas aulas, em outros esportes e com a família. Todos estão mais atentos com tudo, até porque o xadrez motiva o aluno a querer estudar, se ele quiser ser o melhor jogador, ele tem que estudar, procurar a melhor jogada, ter atenção e essas qualidades acabam refletindo nas outras matérias e na vida de cada um”, explicou o professor.

Foto: Victor Andrade

O xadrez é a ginástica da inteligência. A melhor educação do estado sempre buscar por inovação e novos meios para ensinar nossas crianças novos conhecimentos, para que, no futuro, se tornem homem e mulheres de bem, dando um cheque-mate nos obstáculos.

A competição estadual está marcada para o mês de junho. O professor continuará com os treinos, e vai selecionar os cinco melhores alunos para representar a cívico-militar e do município Viana no torneio.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo