Comunhão entre vianenses marca o encerramento das celebrações religiosas 206ª Festa do Divino

Dos significados de comunhão, partilhar ou desenvolver alguma coisa em conjunto é um dos valores mais importantes. Por meio dela, ações ou efeitos podem crescer e se tornar harmônico no modo de sentir, agir e na identificação. A comunhão é a marca registrada da 206ª Festa do Divino que reuniu a comunidade vianense em momentos de manifestação de fé, cultura e tradicional secular vinda da Ilha dos Açores.

Na noite de sábado, fiéis seguiram em procissão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição até a casa de dona Georgina Nascimento, a Imperatriz desta edição do evento. O rito se repetiu na manhã do domingo, com a visita à casa do Imperador, Carlos Henrique. As ações simbolizam os atos de fé realizados pela Imperatriz Isabel no século XIV que rogava pela paz entre sua família. A caminhada de fé se encerrou com a chegada da comunidade católica à sede da igreja.

Com a chegada dos açorianos nas terras onde hoje é Viana, dois séculos atrás, a tradição foi preservada e se tornou no exuberante momento de partilha entre os vianenses. O fato pode ser comprovado pela missa realizada na manhã do domingo de Pentecostes (28). Dentro da Igreja Matriz todos os lugares estavam ocupados, o público se aglomerou nas portas laterais e centrais para acompanhar o sermão do bispo reverendíssimo Dom Geraldo Lyrio Rocha.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, acompanhou as celebrações do evento que precede à emancipação da cidade. Durante a missa, Bueno recebeu das mãos do Padre Zaelton da Costa a pomba que representa o Espírito Santo, um dos símbolos do período festivo.

"A Festa do Divino está no coração da cidade. Tive o prazer de participar e colaborar com esse evento que reúne fé, comunhão e cultura do nosso povo e reafirmo o nosso compromisso de zelar por esse espaço tão importante para a nossa comunidade e nossa rica história", afirmou Bueno.

Também estiveram na celebração, o vice-prefeito Fábio Dias e demais autoridades.

A cerimônia religiosa se seguiu com a predicação do Padre Zaelton da Costa que finalizou o momento realizando o tradicional sorteio dos novos guardiões da Festa do Divino Espírito Santo, o casal de imperadores de 2024.

"Foi um ano de muito trabalho do imperador e da imperatriz, mas foi um trabalho de unidade, que teve a participação de toda a comunidade. E estamos muito felizes com o sorteio dos novo casal real, pois temos a certeza da continuidade das ações em prol da nossa paróquia e da nossa fé", disse o atual imperador Carlos.

O bastão será passado nos próximos dias ao novo casal imperial, que terá a missão de organizar o evento no próximo ano e preservar a cultura vianense. Daniel Ribeiro se mostrou empolgado com sua coroação e destacou a importância da tradição secular.

"É uma festa de muita cultura, de fé e é um orgulho estar como o novo imperador e representar a nossa paróquia. Vamos juntos, com os braços fortes da comunidade para fazer essa linda festa acontecer novamente em 2024, como foi este ano", disse.

Em partilha, a comunidade presente se encaminhou ao pátio da igreja para celebrar a cultura. Quermesses com produtos da paróquia, show com a banda Gigantes pela Natureza, leilão de produtos doados pela população marcaram o harmônico almoço.

As atividades da Festa do Divino 2023 se encerram neste domingo, entretanto, as celebrações de fé e cultura permanecem no coração e na memória afetiva dos vianenses. Na porta da Igreja Nossa Senhora da Conceição, os atuais imperadores receberam congratulações, ao mesmo tempo que o novo casal imperial era rodeado de mensagens de felicitações pela eleição e ganhavam apoio para a realização da próxima festa. Eram momentos de união, uma garantia de que a tradição se perpetua com orgulho, fé e a força do vianense.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo