Unidade de Saúde comemora o Dia Mundial Sem Tabaco com atividade antitabagista

Foto: Kaio Torres

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data para refletir sobre os danos causados pelo consumo de cigarro. Em alusão à data, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Morada de Bethânia preparou uma série de atividades antitabagistas.

Foto: Kaio Torres

Há dois meses, a Unidade começou um grupo de tabagismo. Os pacientes passam por um processo de triagem e os atendimentos são realizados com base na cartilha. O grupo já conta com seis pacientes, dos quais duas já pararam de fumar. A abordagem de interação membros, que compartilham suas histórias, foi fundamental para dar fim ao vício.

Foto: Kaio Torres

“Na maioria das vezes, a conversa se provou ser o melhor resultado para os usuários pararem de fumar. Não foi necessário recorrer a remédios, só a vivência de cada um ajuda o combate ao vício”, garante a enfermeira Eloísa Coelho.

Seu Manoel dos Anjos, residente de Morada de Bethânia, não fuma desde 1974. Manoel tem 90 anos e se orgulha de ter um bom estado de saúde. “Eu tenho saúde! Nunca tive problemas. Minha pressão é boa, meu sangue é bom. Tenho 90 anos e estou cheio de saúde”, diz o senhor.

Foto: Kaio Torres

O tabaco é uma substancia que afeta não apenas aos fumantes, mas também aqueles que estão expostos à fumaça do cigarro. Os principais efeitos negativos do tabagismo são doenças respiratórias, cardiovasculares e diversos tipos de câncer.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em quarta-feira, 31 de maio de 2023