Viana prepara ações com foco na preservação durante a Semana do Meio Ambiente

O município de Viana possui uma rica diversidade biológica, com paisagem repleta de riquezas naturais e mais de 20% de área coberta por Mata. Preservar esse rico ecossistema é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município e responsabilidade de toda sociedade.

Pensando nisso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), preparou uma programação com diversas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A programação tem como tema “Soluções para a poluição plástica” e acontece de 03 a 07 de junho.

Confira a programação completa abaixo:

Sábado (03)

Feira de Adoção do É o Bicho!

· Grande Evento de Adoção com mais de 30 animais – Local: Extrabom, próximo à entrada de Marcílio de Noronha.

· O evento comemora 1 Ano do Programa “É o Bicho” que já resgatou mais de 190 animais em situação de vulnerabilidade. Mais de 500 pets castrados pelo programa, contando com os animais que possuem tutores e os comunitários. Investimento no primeiro ano que ultrapassou a marca de 1 milhão de reais.

· Entre 9h e 18h

Segunda-feira (05)

Apresentação de dados referentes às conquistas ambientais que o município obteve no último ano e lançamento de novos projetos e planos para os cuidados dos parques municipais.

· Entrega do Programa Municipal de Educação Ambiental e apresentação das ações já executadas;

· Apresentação do novo Plano de Manejo do Parque Rota da Garças – Convênio assinado com a Tevisa em 2022;

· Conclusão do TAC de regularização Fundiária e assinatura do Decreto de regularização da área do Parque Natural Municipal Rota das Garças. MPES;

· Apresentação dos dados do Programa Reflorestar Viana e Semeando Água.

· Entrega da premiação do Concurso de Frases – Rede Municipal 4º e 5º ano - (bicicleta para alunos e Professores).

· Evento será realizado no Centro de Educação Ambiental Rota das Garças, Viana Sede, às 10h.

Terça-feira (06)

Lançamento do Concurso de Desenhos

· Tema: “Soluções para a poluição plástica”

· Público alvo: alunos das Turmas Pré-I e Pré-II da Educação Infantil;

· 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados nas Unidades de Ensino da rede pública do município de Viana.

Luau da EJA no Parque Natural Municipal Rota das Garças

· Trilha noturna com alunos da escola EMEF Constantino, além de roda de conversa, exibição de curta sobre soluções para a poluição plástica e lanche para as crianças.

Quarta-feira (07)

Instalação de coletor de plástico e óleo de cozinha usado no prédio da prefeitura com sensibilização dos servidores.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo