Novos conselheiros municipais de Cultura de Viana tomam posse nesta quinta

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, realizou na noite desta quinta-feira (19), a solenidade de posse do nosso Conselho Municipal de Cultura, que irá atuar no período de 2021 a 2023.

O evento foi realizado no Teatro Municipal, em Viana Sede, com a presença do prefeito da cidade, Wanderson Bueno, do secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Olavo Macedo, da subsecretária da pasta, Renata Rosa Weixter, do secretário de Governo, Fabrício Lacerda, do secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, do vereador Gilmar Mariano e demais servidores.

Criado pela Lei Municipal nº 2.396 de 21 de setembro de 2011, o objetivo do conselho é atuar junto à administração pública na definição de projetos e políticas públicas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento da cultura de Viana.

No evento de posse do novo conselho, o prefeito Wanderson Bueno ressaltou a grande contribuição e os benefícios que essa iniciativa proporcionam ao município. "Discutir políticas públicas é sempre um bom debate. Estou muito feliz de estar aqui para dar posse aos novos integrantes do Conselheiro de Cultura da nossa cidade. É imprescindível manter os espaçs de discussão entre a administração pública e a sociedade, a fim de valorizar cada vez mais a cultura e a história local. Parabenizo os conselheiros e agradeço a dedicação de todos", finalizou o prefeito.

Para o secretário José Olavo, esse momento é um grande passo para enriquecer ainda mais o patrimônio cultural da cidade. "Hoje é um dia de grande felicidade. A posse dos novos conselheiros marca o início de grandes projetos que pretendemos implementar na cidade. O conselho também representa um ambiente rico e necessário para realizar o debate sobre as ações culturais no município de Viana", declarou.

A subsecretária Renata Rosa pontuou que o processo de eleição para o conselho foi totalmente online para cumprir com todas as medidas sanitárias de combate à Covid-19. Ela disse ainda que a formação desse grupo é fundamental para enriquecer e valorizar a cultura simbólica, cidadã e econômica de Viana. "O Conselho Municipal de Cultura é essencial para fortalecer a sociedade vianense, porque quando falamos de cultura e políticas públicas, estamos falando também da democratização, acesso e permanência às ações culturais. A cultura é um importante instrumento de transformação e desenvolvimento econômico e social", destacou Renata.

Conheça os novos conselheiros

O conselho é composto por cinco membros representantes do Poder Público e, cinco representantes da sociedade organizada e entidades de classe representantes de cada uma das seguintes áreas culturais com sede no município.

Entre titulares e suplentes, foram eleitos dez representantes para o cumprimento de mandato no biênio 2021 – 2023, nos seguintes segmentos culturais:

- Artes Cênicas (Teatro, Dança ou Circo)
Ailton Francisco Garcia (conselheiro titular)
Alfredo Filho Simão (conselheiro suplente)

- Música
Lamartine Freire do Rosário Júnior (conselheiro titular)
lcir João Cardoso (conselheiro suplente)

- Artesanato, Artes Plásticas e Visuais
Neida Maria de Oliveira Caliari (conselheira titular)
Herbert Luiz Cesarino (conselheiro suplente)

- Folclore e Literatura
Ramon Matheus dos Santos Silva (conselheiro titular)
Cristina Barbosa dos Santos Cruz (conselheira suplente)

- Patrimônio Material e Imaterial
Piatan Lube Moreira (conselheiro titular)
Adriele Nascimento Coelho (conselheira suplente)

Conselho Municipal de Cultura de Viana

O Conselho Municipal de Cultura de Viana é um órgão deliberativo, consultivo e normativo. O objetivo principal é potencializar a cena cultural, viabilizando: o fortalecimento e a integração de todos os segmentos produtivos da cultura do município; a identificação dos principais produtos culturais diferenciados existentes em Viana; o estímulo, a democratização e a descentralização das atividades de produção e difusão culturais no município, visando garantir a cidadania cultural como direito de acesso e fruição dos bens culturais, da produção cultural e de preservação da memória histórica, social, política e artística.

Além disso, compete ao conselho:

• Formular, acompanhar e avaliar a política pública de desenvolvimento da cultura no município, em consonância com as diretrizes das conferências municipal, estadual e nacional de cultura;
  • Apreciar e aprovar o plano municipal de cultura, bem como acompanhar, fiscalizar e avaliar sua execução;
  • Emitir e analisar pareceres sobre questões técnico-culturais no âmbito municipal;
  • Incentivar e atualizar o cadastro das entidades culturais e dos artistas do município;
  • Promover a valorização, a defesa e a conservação dos bens culturais e naturais do município;
  • Fiscalizar o cumprimento das diretrizes e cumprimentos de financiamento da política cultural do município;
  • Elaborar e aprovar seu regimento interno e formar as comissões permanentes e temporárias para o desempenho de tarefas específicas;
  • Exercer outras atividades e ações consentâneas com seus objetivos e finalidades.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo