IPREVI convoca servidores aposentados e pensionistas para prova de vida de 2022

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Viana (IPREVI) convoca os servidores aposentados e pensionistas para o Recadastramento anual obrigatório, por meio de “Prova de Vida” do ano de 2022.

A publicação foi divulgada no Diário Oficial dos Municípios – Edição 1.095 – páginas 174 a 177 (clique aqui para acessar).

O procedimento deverá ser realizado presencialmente na sede do IPREVI, localizada na Praça  Jerônimo  Monteiro, em Viana Sede, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

Em 2022, a Prova de Vida volta ao seu rito oficial, ou seja, o recadastramento será realizado no mês de aniversário de cada beneficiário. Confira o calendário abaixo:

SEGURADOS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO NOS MESES DE:

MÊS DE REALIZAÇÃO DA PROVA DE VIDA - 2022

Janeiro de 2022

Fevereiro de 2022

Março de 2022

Abril de 2022

Maio de 2022

Junho de 2022

Julho de 2022

Agosto de 2022

Setembro de 2022

Outubro de 2022

Novembro de 2022

Dezembro de 2022

Documentação:
Para realização da prova de vida o servidor aposentado ou pensionista deverá apresentar: documento de identificação oficial com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

“É importante frisar que o servidor aposentado e pensionista que não realizar a prova de vida conforme cronograma poderá ter o pagamento suspenso. O comparecimento e a apresentação dos documentos ajudam a evitar fraudes previdenciárias, pagamentos indevidos ou bloqueio do pagamento do beneficiário”, afirmou a diretora presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Viana, Maria da Penha Lopes Rocha.

Visita domiciliar para segurados impossibilitados de comparecer presencialmente no local designado

Os aposentados e pensionistas residentes  nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitoria/ ES (Cariacica, Guarapari, Serra, Fundão, Viana, Vila Velha e Vitória)no Estado do Espírito Santo impossibilitados de locomoção em decorrência de doença grave ou incapacitante, comprovadas por laudo médico, emitido em até 90 (noventa) dias anteriores à data da prova de vida, e os maiores de 90 (noventa) anos, poderão requerer a visita domiciliar para realização da prova de vida, observadas as seguintes condições:

A visita domiciliar deve ser solicitado pelo beneficiário ou representante legal com antecedência mínima de 30 (trinta) dias;

O pedido deverá ser formulado através do e-mail iprevibeneficio@viana.es.gov.br, devendo ser anexado atestado médico emitido em até 90 (noventa) dias, que comprove a condição de impossibilidade de locomoção;

Será dispensada a apresentação de laudo médico para a solicitação de visita domiciliar da prova de vida dos beneficiários com idade igual ou superior a 90 anos;

O servidor ou pessoa designada pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Viana para a realização da visita domiciliar deverá, obrigatoriamente, apresentar ao solicitante da visita documento oficial de identidade e a credencial expedida pelo IPREVI. Ao final do procedimento, o aposentado, pensionista ou representante legal receberá o comprovante da prova de vida.

Aposentados ou pensionistas do IPREVI que estão reclusos, internados em hospital, que residem em outro estado ou fora do Brasil:

O aposentado ou pensionista que está impedido de realizar a prova de vida devido ao cumprimento de sentença de reclusão deverá encaminhar ao IPREVI, através de um familiar ou representante legal, a documentação necessária.

Já aquele que residir fora do Estado do Espírito Santo ou do Brasil deverá encaminhar ao IPREVI correspondência registrada, constando as documentações descritas na publicação.

As documentações estão descritas na PORTARIA Nº 007, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2021 disponível neste link (clique aqui para acessar).

Para o segurado que se encontra internado em Unidade Hospitalar, o responsável pelo mesmo deverá apresentar ao IPREVI declaração/laudo do médico atestando a internação do paciente naquela data. O prazo para a realização da prova de vida deverá ser realizada em até 30 (trinta) dias após o beneficiário receber alta do hospital.

Mais informações podem ser obtidas com o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Viana (IPREVI), por meio dos telefones 3255-1097 / 3255-1260 ou do e-mail iprevibeneficio@viana.es.gov.br

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo