Lúpulo Vianense tem a terceira colheita em menos de um ano

Foto: Kaio Torres

O lúpulo de Viana tem quebrado paradigmas sobre o plantio da espécie. O sucesso da iniciativa se torna evidente na terceira colheita da planta. A variedade Comet, que contém um teor relativamente alto de ácidos alfa e fornece um aroma "selvagem americano”, teve sua colheita realiza nesta terça-feira (13).

Em menos de um ano de estudos no Viveiro Municipal da Prefeitura de Viana, o lúpulo cultivado floresceu três vezes, em todas as estações. O estudo quebra o paradigma de que o lúpulo só conseguia produzir uma única florada por ano.

Foto: Kaio Torres

O projeto, realizado em uma parceria entre a Secretaria de Agricultura (SEMAG) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vila Velha, chega a etapa de análise. Os alunos do Ifes vão estudar as folhas e a flor do lúpulo que chegou ao tamanho de 8 centímetros por cone.

O estudo será feito para entender a planta e comparar com a de outros lugares com diferentes climas. A folha bromatológica, passará por estudos de teor de umidade, cinzas, lipídios, gordura, proteínas e polifenóis.

Foto: Kaio Torres

A finalidade do cultivo experimental de mudas de lúpulo é a implantação do Polo de Cervejas Artesanais de Viana, o primeiro polo público do país com objetivo de fomentar o turismo sensorial e a produção da cerveja artesanal completamente vianense.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo