Procon Viana faz levantamento sobre preços de materiais escolares

O Procon de Viana realizou uma pesquisa de preços dos materiais escolares tendo em vista a aproximação do início das aulas do ano letivo de 2023. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 20 de janeiro.

O levantamento foi realizado em seis estabelecimentos comercias e analisou o preço de 35 itens que normalmente integram as listas de materiais escolares das instituições de ensino da região.

Entre os itens com maior diferença de preço está a caneta marca texto, que pode ser encontrada por R$ 2,00 em um comércio e por R$32,90 em outro, uma diferença superior a R$30,00.

O apontador, de diferentes marcas, varia entre R$1,50 e R$13,90. Outro item, que é normalmente solicitado na lista, é o kit de lápis de 12 cores, na pesquisa é nítida a diferença, mesmo sendo marcas variadas, onde pode-se encontrar com valores entre R$6,90 e R$29,95.

Acesse aqui e veja a lista completa dos materiais

Procon orienta consumidores

Ao contrário do que muitos pensam, levar os filhos às compras de material escolar é um momento ímpar de educação, de ensinar seu filho o que significa economizar, pesquisar, porque é importante não ceder aos apelos exclusivamente comerciais.

Estamos inseridos em uma sociedade do consumo, o que temos que fazer é aprender a sobreviver nela educando as crianças. Negocie com seu filho, ensine a ele o valor da pesquisa. É muito bacana quando a criança começa a ter as primeiras noções do valor do dinheiro, do valor do trabalho. É sublime esse momento de educar a criança para um futuro melhor.

Confira abaixo mais dicas:

· Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo;

· No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiverem em boas condições de uso;

· Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas;

· A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total;

· Não é preciso necessariamente comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos;

· O ideal é sempre fazer negociar como se fosse pagar à vista, mas depois buscar por um parcelamento se juros nas mesmas condições, mas sempre com parcelas que caibam no bolso, para não comprometer as finanças de 2023 por vários meses.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo