Unidade de Saúde realiza ação com alunos da rede municipal para combater os piolhos

Foto: Kaio Torres

Para aprender e conhecer novos mundos, é imprescindível ter saúde. Em parceria com as nossas escolas, as equipes das unidades de saúde realizam atividades de conscientização e assistência de serviços para que nossos pequenos se preocupem apenas em descobrir novos universos nas escolas.

É o caso da Unidade de Saúde de Morada de Bethânia, que recebeu a visita de alunos EMEFTI Ulisses dos Santos Filho  para uma aula diferente: entender como se prevenir contra os piolhos.

Os grandes vilões da infância, que incomodam nossas crianças, atrapalham na concentração durante as aulas e que se dispersam facilmente, infectando os coleguinhas, são motivos de angústia nas salas. Nossas equipes prontamente se uniram e declararam guerra a esse inimigo perigoso.

A ação de saúde e educação contou com palestra e teatro de fantoches sobre os cuidados a serem tomados para se proteger desse terrível inseto, além de atendimentos especiais aos nossos alunos.

Foto: Kaio Torres

As mamães puderam acompanhar as atividades. Foi o caso da Lorraine de Assis, que fez questão de assistir às ações para aprender com o seu pequeno.

"É uma ação importante para combater e se precaver contra os piolhos, para que nossos filhos possam evitar machucados na cabeça e se manter saudáveis", disse a mãe.

Microscópio ajuda na conscientização na EMEF Araçatiba

A Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Educação e Saúde, realizam diversas ações com os nossos alunos para conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde de cada criança.

Em Araçatiba, por exemplo, a EMEF local transformou o laboratório de ciências em um aliado. As professoras Elidia Maria Milioni e Tânia Mara Porto levaram as turmas para verem o inseto no microscópio e ainda criaram um xampu especial para combater sua proliferação.

Vendo o piolho em forma aumentada, as crianças sentiram nojo em saber que aquele bicho poderia estar em suas cabeças. O resultado foi instantâneo, alunos buscando por mais cuidado para poderem ir à escola apenas para desfrutar das maravilhas que o ensino traz durante seu desenvolvimento.

Prevenção:

Inspecionar a cabeça das crianças diariamente. Não compartilhar objetos pessoais como pentes, escovas, bonés e acessórios de cabelo, e roupas de cama e banho também.

Como tratar

Para combater o piolho, deve-se aplicar medicação específica à base de permetrina ou deltametrina, e garantir a remoção manual de 100% das lêndeas. Secar o cabelo com secador bem quente, principalmente na região da nuca, após a lavagem e trocar a fronha do travesseiro diariamente são atitudes que ajudam no tratamento.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo