Viana firma intercâmbio internacional de oportunidades com cidade de Açores

Viana assinou, nesta sexta-feira (17), um Acordo de Cooperação e Geminação com a cidade de Ribeira Grande, em Açores, arquipélago português. O termo foi assinado pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e o presidente de Câmara de Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, durante o Congresso Internacional de Economia Criativa e Inovação, realizado na cidade açoriana em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana.

Esta é a primeira vez que o município de Viana firma uma parceria com uma cidade européia, reafirmando, assim, os laços vianenses com os pioneiros fundadores que aqui chegaram em 1813. Suas tradições, arquiteturas e modo de vida estão presentes de forma marcante na cidade após mais de dois séculos.

O acordo prevê a criação de uma Câmara de Comércio, expandindo ações voltadas para desenvolvimento econômico, incluindo investimentos internacionais e comércio de bens e serviços, bem como o desenvolvimento social abrangendo oportunidades de trabalho internacional para os vianenses, intercâmbios educativos, e especialmente o turismo e a cultura ao resgatar as origens coloniais açorianas da cidade capixaba.

Assim como Viana, Açores está em amplo crescimento e vai receber 600 milhões de euros em investimentos pela União Européia. Isso sinaliza um ambiente de negócios favorável para investimentos e parcerias com o município capixaba. Viana estará, assim, abrindo ainda mais oportunidades para investidores, empresários e trabalhadores.

Na comitiva capixaba, além do prefeito Wanderson Bueno, acompanharam a secretária de Cultura e Turismo de Viana, Renata Weixter, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana, Rafael Ottaiano, o professor do IFES, Robson Malacarne, e a pesquisadora Fabiene Passamani.

Neste acordo está incluída a participação ativa do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), fortalecendo o compartilhamento de conhecimentos técnicos e iniciativas sustentáveis.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação