Viana desponta entre as três cidades com maior taxa de crescimento populacional da Região Metropolitana

Viana é apontada com um dos municípios com uma das maiores taxas de crescimento populacional da Região Metropolitama da Grande Vitória. É o que mostra os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento apontou um crescimento de 1,49% na taxa populacional de 2016 para 2017, o que resultou em 1.124 pessoas a mais no município neste período. De acordo com o IBGE, a população estimada de Viana de 2016 saiu de 75.652 pessoas para 76.776 em 2017.

Entre as cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, o município ficou atrás de Serra, com aumento de 1,72%, o que representa 8.509 pessoas, e Fundão, com 1,87%, totalizando 381 pessoas a mais na cidade. Os demais município da Região Metropolitana da Grande Vitória, como Vila Velha aponta 1,40% de aumento na taxa de crescimento; Cariacica aponta 0,71%, Vitória 1,00% e Guarapari apresenta 1,37% da taxa de crescimento no período de 2016- 2017.

Entre as iniciativas do poder público que contribuíram diretamente para chegada de novos moradores à cidade, o prefeito Gilson Daniel destaca os investimentos em infraestrutura por meio do Programa Municipal de Obras (PMO), o crescimento econômico com a vinda de novos empreendimentos para o município, a segurança pública, geração de emprego e renda e as oportunidades de qualificação profissional oferecidas por meio do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense (Gerar).

Logística

“Viana vive um novo momento! Um momento de crescimento e desenvolvimento. Só em obras, são mais de R$ 75 milhões investidos. Os avanços na qualidade da infraestrutura possibilitaram, ainda, a chegada de novos empreendimentos na cidade, especialmente do ramo logístico, abrindo, assim, as portas para o mercado de trabalho", destacou o prefeito ao falar do cenário local, com os cerca de 7 milhões de metros quadrados de terraplanagem já prontos para receber novos empreendimentos, especialmente os do ramo logístico.

Município das oportunidades

Gilson Daniel enfatiza, também, o crescimento de oportunidades para o mercado de trabalho. "A gestão municipal também passou a desenvolver o Programa Gerar, oferecendo a oportunidade de qualificação gratuita e, também, chances de retorno ao mercado de trabalho. Já são quase mil pessoas que passaram pelo Centro de Qualificação Profissional, onde fizeram cursos gratuitos. Além disso, cerca de 200 pessoas já foram contratadas por meio da nossa Agência de Empregos. E Como divulgado pelo Caged, recentemente, em julho, Viana foi segundo lugar em geração de emprego no Estado no Estado”, disse.

Qualidade de vida

O prefeito acrescenta, ainda, que a segurança no município também foi um chamariz para chegada de novos moradores. “Uma cidade segura é um atrativo para a população, pois oferece qualidade de vida. Somente nos primeiros meses do ano, chegamos a ficar pouco mais de 70 dias sem nenhum homicídio na cidade, como divulgou a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP). Encerramos 2016 com mais de 100 dias sem registros de assassinatos. A redução chega a 60% quando comparada ao mesmo período de 2015”, enfatizou.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Andressa Mota/ Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540