Viana sedia curso "Gestão de Recursos Hídricos"

Pensando na preservação e conservação das águas, a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMMAR) de Viana recebeu representantes dos municípios de Cariacica, Vila Velha, Alto Caparaó, Marechal Floriano e Domingos Martins. Esses municípios são banhados pela bacia hidrográfica do rio Jucu e, por isso, participam do curso “Gestão de Recursos Hídricos a partir do Instrumento Outorga de Direito de Uso da Água”. A reunião em Viana foi realizada na sexta-feira (1º), no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede.

O curso, promovido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), tem como objetivo principal nivelar os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMMAR) e dos bolsistas contratados pela AGERH para realizar o processo de cadastramento dos produtores rurais que usam a água para irrigar suas plantações.

Os engenheiros ambientais Eduardo Loyola Dias, Pedro de Miranda Ramos e Paulo Sérgio de Assis, se alternam ao transmitirem informações obtidas por imagens de satélite, que dão a real visão do quanto o município está ligado aos outros e, também, às áreas que usam água de forma descriminada.

Serão cadastrados os municípios que fazem parte da região hidrográfica abrangida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jucu. Para realizar esse cadastro de forma correta, e com o máximo de informações possíveis, os técnicos atuarão em dupla, ficando duas duplas em Domingos Martins; outras duas em Marechal Floriano e, por fim, mais duas duplas em Viana.

Os produtores rurais vianenses devem realizar o cadastro no Sindicato Patronal de Viana, ou na secretaria de Meio Ambiente a partir desta segunda-feira (04) e vai até o dia 30 de novembro.

A gerente do Departamento de Educação Ambiental de Viana, Cíntia Cândido, ressalta "que os usuários da Bacia do Rio Jucu, que tem zona rural e urbana, terão mais cadastros, já que, dentro das áreas urbanas, algumas empresas podem ter poços artesianos, por exemplo, e que, no mesmo município, tem a zona rural com uso de água totalmente diferente”.

Para Cintia é muito importante saber quem usa, quanto usa e de que forma usa este recurso para não haver risco de outra crise hídrica e, desta forma, alguns municípios terem que alternar dias de irrigação das plantações, gerando preocupação e perda na produção, por exemplo.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota

Publicado em segunda-feira, 04 de setembro de 2017

Atualizado em segunda-feira, 04 de setembro de 2017

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915