Apicultores de Viana participam de curso para melhoramento da abelha Rainha em Minas Gerais

A Associação Vianense de Apicultores (Aviapes) participaram de curso para produção de abelha rainha, um procedimento que busca melhorar geneticamente a qualidade da abelha Rainha. Integrantes da Associação foram na última sexta-feira (1º) para Carangolas, em Minas Gerais, onde fizeram até no sábado (02) a qualificação promovida pela Fibria Celulosed e a Federação Capixaba de Apicultores com o intuito do fortalecimento da apicultura no ES.

Ao todo, 24 apicultores capixabas e outros quatro da Bahia participaram. Neste grupo estavam Maurílio Brandão e Giliard Volkers Barbosa, representante a Aviapes. Giliard, que já trabalha há oito anos com a produção profissional de abelhas rainha, destaca que o curso agregará a este trabalho. "Com o curso, tive a oportunidade de aperfeiçoar e atualizar a minha metodologia de trabalho", disse.

Já Maurílio Brandão, presidente da Aviapes, enfatizou a importância também da aprendizagem acerca do curso. “Precisamos aumentar a nossa produção pois a demanda é crescente em Viana”, destacou.

A Aviapes conta, atualmente, com 20 apicultores, e o presidente da associação destacou que há o aumento de interessados pela área. “A expectativa é que a Associação aumente, uma vez que a produção tem crescido por conta da demanda de mercado”, afirmou.

Curiosidades sobre o mel

Além de glicose e frutose, o mel possui vitaminas B, C, D e E. É um excelente anti-séptico e cicatrizante. O mel é utilizado por diversos institutos de beleza em máscaras hidratantes. O seu uso medicinal e cosmético é chamado apiterapia.

A própolis é uma resina colhida das plantas e alterada pelas enzimas da saliva da abelha. É utilizada para dar rigidez à estrutura da colmeia. Pesquisas realizadas na Croácia revelaram ser ela capaz de reduzir as metástases de certos tipos de tumores. Produzida por operárias jovens, a geleira real é o principal alimento da rainha. Dizem que possui excelentes propriedades anti-fadiga e estimulante do sistema imunológico.

Fontes: Wikipédia

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br