Procon dá dicas para curtir o feriado prolongado

O feriadão da Independência está chegando, oportunidade para descansar e curtir alguns dias em família. A partir desta quinta-feira (12) até o próximo domingo (10) os dias podem ser em família, entre amigos e dias para passeios para quem conseguiu uma folguinha no trabalho. O Procon Municipal aproveita para trazer dicas e, assim, ser auxílio para que os dias de descanso não virem motivo para possíveis transtornos.

Hospedagem

A primeira dica é para quem for se hospedar em algum hotel durante o passeio. O consumidor deve ficar atejnto à localização do local de hospedagem, bem como ficar atento ao conforto, a área de lazer e ao tipo de acomodação. Segundo o Procon, é de grande importância saber sobre os serviços e seus valores embutidos na diária. "Ao chegar no estabelecimento, esteja com todos os documentos necessários que comprovem a reserva, pois é o garantidor de seu direito", disse o gerente do Procon, Antônio Klipper.

Caso o consumidor queira cancelar a hospedagem, o hotel/pousada deve ser informado, haja visto que alguns hotéis cobram multa por desistência sem prazo hábil. O Procon alerta que o pagamento, sendo realizado antecipadamente, no todo ou em parte, deverá o consumidor ter este recibo em mãos, sendo este o documento que irá garantir a acomodação no hotel/pousada reservado.

Se o consumidor verificar que não está sendo oferecido o que foi prometido no hotel/pousada, poderá solicitar abatimento no preço ou devolução do valor pago, ou se não estiver reservado, conforme solicitação prévia, deverá o hotel/pousada encaminhar o consumidor para outro da mesma categoria sem quaisquer onerosidade.

Viagem de ônibus ou avião

A segunda dica do Procon Municipal, é para quem for viajar de ônibus ou avião. "Chegue com antecedência, verifique as passagens, acompanhe o despacho da bagagem e verifique o local que o consumidor ficará acomodado. Lembrando que as empresas são responsáveis por qualquer avaria que possa ter com a bagagem do consumidor, podendo o mesmo ser indenizado. Basta apresentar o comprovante da bagagem", destacou Antônio.

Refeições

A terceira dica é para aproveitar durante as refeições. Para almoçar ou jantar, a dica é procurar saber acerca da taxa de serviço, esta impressa no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, discriminando o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional. Se houver couvert, o estabelecimento também deve informar previamente sobre as cobranças. Não pode ser exigido que se tenha uma consumação mínima, esta exigência é ilegal. Outra cobrança considerada abusiva é a multa pela perda da comanda, pois é dever do fornecedor controlar os pedidos feitos e ao consumidor cabe pagar somente o que consumir.

Cinema

A quarta dica segue no sentido de que uma ida ao cinema é um ótimo meio para descontração e, se optar por esse programa, o consumidor tem direito a informações sobre os horários de exibição do filme, a faixa etária e o preço do ingresso. Se houver qualquer alteração dessas informações acima mencionadas, o consumidor deverá ser informado com antecedência.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br