Horta leva um pedacinho do campo para dentro de escola em Industrial

Manjericão, cidreira e hortelã são algumas das plantas medicinais que agora fazem parte da horta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Izabel Merscher Helmer, em Industrial. O espaço já é bem recheado de saúde: hortaliças, frutas e várias verduras que já eram cultivadas na horta. É o campo dentro da escola! O incentivo faz parte do Projeto Guardiões da Natureza, realizado pela escola.

Os quase 200 alunos, maioria que nasceu e vive em meio à cidade, têm a oportunidade de colocar a mão na terra, plantar e colher o que eles comem na hora do recreio. Muitos não teriam essa oportunidade morando na cidade. “As crianças participam de todo o processo desde a plantação, ao cuidado, à colheita, até o consumo. Eles passaram a se alimentar melhor por, também, se sentirem pertencentes ao ambiente”, explicou a diretora Nerli Teixeira.

Na sala de aula também são trabalhados os cheiros, as cores e os sabores dos alimentos da horta, para que os pequenos fiquem familiarizados com o que estão consumindo. “Ficamos muito felizes em ver o resultado da horta e das crianças. Os pais nos agradecem muito por esse trabalho. A maioria de nossos alunos dizia não gostar de verduras e legumes”, disse Nerli.

Além dos alimentos já citados, são cultivados na horta: chuchu, aipim, taioba, couve, jiló, alface, salsa, cebolinha, mamão, entre outros. Para que ela pudesse ser montada, a creche contou com a ajuda de um técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que acompanha esse trabalho desde o início, dando dicas de manutenção da horta e, também, fornecendo mudas.

Na última quarta-feira (06), quando foi realizada a Caminhada pela Paz, foi plantada em frente à horta uma muda de Ipê, que, futuramente, fornecerá sombra para o parquinho e para as leguminosas e hortaliças.

Doação

Desde 2016, o CMEI Izabel Merscher Helmer doa parte de sua plantação da horta para famílias assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Marcílio de Noronha. Neste segundo semestre, a ação será realizada uma vez por mês. Já que as crianças não consomem todos os alimentos cultivados lá.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br