Núcleo de Renegociação de Dívidas leva orientações para idosos dos CRAS

Com o objetivo de orientar os idosos quanto às dívidas e, principalmente, quanto à realização de empréstimos e aos cuidados que devem ser tomados ao realizar esse procedimento, a equipe do Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon de Viana tem levado várias dicas para idosos do munucípio. Nesta quarta-feira (13), a equipe esteve no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Vale do Sol.

“Por causa da crise, os aposentados são os 'alvos' das financeiras, pois ao executar o débito em folha, os bancos e financeiras garantem o recebimento da dívida, não importando o valor cobrado, deixando muitos idosos com menos da metade do seu rendimento mensal", destaca o gerente do Procon Antônio Klipper.

Outra orientação passada pela equipe foi de em relação ao planejamento financeiro, para controlar os gastos de acordo com o que os idosos tem de salário, assim, eles evitam de fazerem emprestimos de documentos pessoais para terceiros. "A intenção é evitar que os idosos caiam em armadilhas" reforçou Antônio.

Foi o que infelizmente aconteceu com a dona Ana Filomena Ribeiro Batista, 65 anos, que passou por um momento delicado e precisou de dinheiro rápido. “Eu estava precisando de dinheiro e fui ao banco, que me ofereceu uma parcela que não ia atrapalhar o meu orçamento, então aceitei. Só que, quando eu fui pagar a parcela, estava com o dobro do valor que o banco me ofereceu”, relembra.

A aposentada, que cuida dos netos com a aposentadadoria, foi orientada a comparecer ao Procon com seus documentos e o boleto bancário para receber as orientações do órgão. "O idoso pode pegar empréstimos, pode comprar. O que nós do Procon queremos é alertar o consumidor quanto às parcelas, o valor total a ser pago, o contrato financeiro, juros e quanto do salário estará comprometido até o fim da dívida adquirida", concluiu Antônio.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br