Setembro Verde: Salas de Recursos fazem a diferença durante as aulas na rede de ensino

Quem vê a Ana Beatriz, de 11 anos, lendo e fazendo atividades no computador, não imagina o quanto ela já evoluiu desde que começou. Ana tem deficiência intelectual e não conseguia realizar as atividades na sala de aula. A professora fez a triagem e ela passou a utilizar o espaço da Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Professora Divaneta Lessa de Moraes, onde conheceu Ilaerte Guedes, sua atual professora e a mudança começou.

“Ela não sabia ler, não acompanhava a rotina da sala de aula como as outras crianças, mas, aos poucos, ela foi aprendendo e, hoje, sabe ler, faz as tarefas e interage na sala”, diz a professora. A abordagem é psicosocial e pedagógica, ou seja, a professora juntamente com a Pedagoga da escola se reúne com os pais da criança e passam para eles o resultado da triagem. O próximo passo é procurar um médico para concluir o laudo e saber qual é o grau de deficiência que a criança apresenta.

É aí que as Salas de Recursos Multifuncionais das escolas do município de Viana fazem a diferença! A sala é decorada para estimular a criança que vai ser alfabetizada, as mesas são adaptadas para as crianças cadeirantes, os brinquedos e livros estão sempre disponíveis. Os alunos frequentam a sala no horário inverso da aula e, com a ajuda dos professores e estagiários, começam a se desenvolver, a despertar novas habilidades.

Para a professora Ilaerte, que se aposenta no ano que vem, mas que trabalha com a energia de um professor recém-formado, a Educação Especial é um desafio muito grande. “É um trabalho de formiguinha, é um desafio, mas, é muito gratificante quando vemos o aluno desabrochar. Essa é a recompensa do nosso trabalho, ver a criança se tornar mais sociável, saber escrever, se comunicar”, diz a professora.

Setembro Verde

No mês dedicado à pessoa com deficiência, a Secretaria de Educação, Esportes e Lazer está com várias atividades voltadas para abordar ao tema, como leitura sobre inclusão. Os alunos são estimulados no seu desenvolvimento comportamental, raciocínio lógico, alfabetização, linguagem, desenvolvimento físico e motor.

De acordo com a gerente de Educação Especial,  Gabriela Roncatt, o município tem 17 salas de Recursos Multifuncionais e, até o fim deste mês, mais duas salas serão inauguradas. A Educação Especial conta com 40 professores e 110 estagiários, que acompanham o dia a dia dessas 334 crianças com algum tipo de deficiência e que presenciam o desabrochar delas no caminhar da vida.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br