Saúde dá encaminhamentos finais para abertura da UPA 24 horas

O prédio já está praticamente pronto para que o vianense tenha ainda mais qualidade nos atendimentos dos serviços de saúde. A UPA 24 horas, em Viana Sede, segue para os ajustes finais quanto à aquisição de materiais e insumos, por exemplo. A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viana esteve com o prefeito Gilson Daniel, nesta semana, dando os encaminhamentos necessários para o funcionamento da UPA.

"Já compramos parte do material e outra parte está em licitação. Também estamos fazendo uma intervenção para instalação de um elevador com acessibilidade no local, garantindo que todos tenham os atendimentos e acesso adequados aos serviços que serão oferecidos pela Saúde na UPA. Estão faltando alguns detalhes que precisam de atenção e demandam um pouco de tempo para garantir qualidade na entrega de todos os equipamentos e, por isso, a equipe da Secretaria de Saúde está focada neste sentido, trabalhando para agilizar todos estes ajustes", disse o prefeito Gilson Daniel. Ele tamnbém destacou que o objetivo é que a UPA tenha um atendimento forte com pediatria para oferecer um atendimento organizado às nossas mães e gestantes do município.

O secretário de Saúde, Luiz CarlosReblim completa: “Nossos esforços estão concentrados nesta organização de materiais, além da alocação de pessoal para que, efetivamente, estejamos em plena condição de atender o vianense com a oferta dos serviços que serão disponibilizados no local”, disse.

UPA 24 horas

A UPA de Viana Sede está localizada ao lado da Unidade de Saúde de Viana Sede e do Núcleo de Saúde. As UPAS funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. A unidade conta com salas climatizadas e multifuncionais, consultórios ginecológico, odontológico, sala de gesso, laboratório de radiologia, salas de vacinação, coleta de sangue e salas de reuniões e de educação, entre outros espaços que foram planejados para levar a melhor estrutura possível para o cidadão de Viana.

A obra tem por característica o formato tipo ‘Steel Frame’, composta por perfis leves de aço e que não se utiliza tijolos. O principal material estrutural é o aço galvanizado, que é 100% reciclável. De acordo com o município, esse modelo de construção não desperdiça material, é mais rápido e seguro. Outras características desta estrutura encontra-se na qualidade acústica, aproveitamento do espaço interno, não proliferação de fungos, mofo ou bolor.

Segundo a equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura, toda a estrutura é montada nos moldes do projeto, ficando, assim, mais fácil e rápida sua execução. No total, são 1.350 metros quadrados de construção. A unidade contará com três salas multifuncionais, consultórios ginecológico e odontológico, salas de vacinação, de reunião e de educação, entre outros espaços.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br