Começam ações do Outubro Rosa em Viana

Começou o Outubro Rosa em Viana. Diveras ações, como palestras, atendimentos médicos e ações de prevenção ao câncer de mama estarão em destaque ao longo das programações que serão realizadas nas Unidades de Saúde. A primeira foi nesta quinta-feira (04) em Marcílio de Noronha, marcando a abertura do movimento de prevenção ao câncer de mama, em Viana. O prefeito Gilson Daniel participou junto ao secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblim e à equipe da Secretaria  Municipal de Saúde.

Também foram oferecidos serviços como consulta ginecológica e preventivo, palestra com Odontologista e Psicanalista, palestra sobre tuberculose e hanseníase, teste rápido, dia de beleza, tudo isso, acompanhados de boa música, um café da manhã saudável e até aula de zumba.

Dona Maria de Jesus, uma senhora vaidosa, de 80 anos, fez questão de participar. Usando um simpático lenço lilás, que disputava espaço com as pérolas que ornavam seu pescoço, ela estava observando todo o movimento. “Estou gostando muito, eu faço acompanhamento aqui na Unidade pois sou diabética e, quando preciso, faço as consultas e os exames. Fiz questão de vir participar das atividades hoje, especialmente para nós, mulheres", afirmou.

O coordenador da US de Marcílio disse que as atividades vão continuar: “nossa equipe vai realizar ações passando uma semana nas escolas do bairro com palestras para as mulheres, mães dos alunos e funcionárias, aferindo pressão, glicose e teste rápido, além de atendimento médico. Na última semana, vamos realizar uma ação em frente à US de Marcílio de Noronha II, que está com a construção em andamento”, disse.

O secretário Luiz Carlos Reblim enfatizou: "chegou a hora de cuidar da saúde da mulher. Desde cedo, a mulher cuida de todos: dos filhos, marido e, neste mês de outubro, estamos nos dedicando inteiramente a cuidar delas”.

Adelita Xavier Pereira, que é Agente de Saúde e está no 8º período do curso de Psicologia, destaca a importância da prevenção. “Nós da Saúde trabalhamos a prevenção, queremos que as mulheres entendam a importância do autoexame e a prevenção que é o melhor remédio que podemos oferecer”.

As campanhas como estas são um incentivo para que elas venham e tragam amigas e familiares para realizarem esses atendimentos.

Diogo Favarato é dentista da unidade e destaca que assim como o autoexame da mama, devemos fazer o autoexame da boca. “O autoexame deve ser realizado de seis em seis meses e deve ser observado se na boca tem feridas com período de 15 a 20 dias que não cicatrizam e procurar a US para avaliar”.

Além disso, o dentista alerta que o autoexame deve ser acompanhado de práticas saudáveis como atividade física, evitar consumo de fumo e álcool e alimentos saudáveis ajudam a manter a saúde bucal e corporal em dia.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br