Reunião de planejamento reforça ações de projetos sociais

O programa que tem mudado vidas e levado oportunidades para o vianense, já garantiu formação para mais de mil pessoas. É o Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, da Prefeitura de Viana. E, para garantir a continuidade com eficiência, gerando ainda mais resultados e oportunidades para o cidadão, a equipe do programa esteve reunida com o prefeito Gilson Daniel, na manhã desta sexta-feira (06), para planejar mais ações para o Gerar e para outras frentes de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, ações com foco em benefícios para o cidadão.

“O Programa Gerar tem levado o cidadão a realizar seu sonho de qualificação e inserção no mercado de trabalho. Nosso trabalho tem sido constante para garantir que, quem não tem um emprego fixo consiga ter a sua própria fonte de renda por meio do incentivo ao empreendedorismo. E, aqueles que já trabalham, tenham uma renda extra, por exemplo. Muitos frutos já estão sendo colhidos”, disse o secretário de Desenvolvimento Social Ledir Porto.

Além das ações voltadas à qualificação e encaminhamentos feitos pela Agência de Empregos, durante o planejamento foram abordadas ações voltadas ao Programa Casa da Gente, além de outras ferramentas voltadas à Assistência Social.

Agência de Emprego

O Programa Gerar tem três frentes de trabalho: o Centro de Qualificação Profissional e a Agência de Empregos, onde cerca de 400 encaminhamentos para vagas de empregos já foram feitos. “Sou um dos contratados pelo pelo Gerar e estou muito feliz pela oportunidade”, disse João Paulo Barbosa, o primeiro a desfrutar das oportunidades geradas na Agência de Empregos, em Viana Sede. João foi o primeiro contratado assim que a Agência abriu, em fevereiro, hoje é estagiário e faz parte da equipe do Gerar.

Assim como João Paulo, outras oportunidades são geradas diariamente. Para isso, diversas parcerias são feitas com empresas locais e isso tem aumentado a procura pelas vagas disponibilizadas. São vagas de motorista, açougueiro, técnico quem química, auxiliar de serviços gerais, eletricista, vendedor, entre outros. Também para pessoas com deficiência (PCD).

Bolsas de Estudos

Além dos encaminhamentos para vagas de emprego, a Agência também faz a intermediação do programa com instituições de ensino para disponibilizar bolsas de estudos.  Até o momento, 1.600 bosas parciais de estudos já foram geradas em faculdades como a Faculdade Europeia de Vitória (FAEV), Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana (FESAV), Colégio Lusíadas e a Faculdade Pio XII. São bolsas de graduação ou cursos técnicos, o que amplia ainda mais as chances de inserção no mercado de trabalho.

Empregos

A geração de emprego foi a primeira iniciativa da Agência de Empregos que, até o momento, encaminhou quase 400 pessoas para vagas de emprego. As parcerias têm aumentado cada vez mais e a procura pelas vagas disponibilizadas também. São vagas de motorista, açougueiro, técnico quem química, auxiliar de serviços gerais, eletricista, vendedor, entre outros. Também para pessoas com deficiência (PCD).

Alguns parceiros: Luvep, Toscano, SantaZita, Norte Transportes, Termari, Multishow, Rede Show, Dellmar Transportes, Amara Brasil, entre outros.

Emissão de Carteira de Trabalho

Outro serviço disponibilizado pela Agência é a Emissão de Carteira de Trabalho, que teve início em julho deste ano. Cerca de 30 pessoas já estão com o documento em mãos. O objetivo é auxiliar o morador que busca qualificação e opções de trabalho no mercado. Essa é a primeira vez que o serviço é disponibilizado no município. A emissão é realizada de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas, mediante agendamento prévio pelo telefone 2124-6720 ou na própria Agência. O documento fica pronto em até 15 dias úteis. São realizados 15 atendimentos por dia.

Cadastro na Agência de Empregos

Para fazer o cadastro o vianense deve procurar a Agência de Empregos, na Avenida Jerônimo Monteiro, próximo à Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, de segunda a sexta-feira, de 08 às 17 horas, munidos de Carteira de Trabalho, documento de Identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado.

Com pouco mais de sete meses de funcionamento, a Agência de Empregos de Viana, um dos braços do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, já atendeu mais de seis mil vianenses. Cerca de 400 encaminhamentos para vagas de empregos já foram feitos. João Paulo Barbosa foi o primeiro a desfrutar das oportunidades geradas na Agência. Ele foi o primeiro contratado assim que a Agência abriu, em fevereiro, e, hoje, é estagiário e faz parte da equipe do Gerar.

“Assim que soube que abriria uma Agência de Empregos em Viana acordei cedo para não perder a oportunidade. Hoje sou um dos contratados pelo Programa e estou muito feliz pela oportunidade”, disse. Assim como João Paulo, outras oportunidades são geradas diariamente. Para isso, diversas parcerias são feitas com empresas locais e isso tem aumentado a procura pelas vagas disponibilizadas.

"É a chance do vianense em se qualificar no Centro de Qualificação e ter os encaminhamentos para vagas de trabalho. O programa tem sido uma ferramenta importante para mudar vidas e os números nos mostram que o trabalho está dando certo", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Ledir Porto, que também

Emissão de Carteira de Trabalho

Outro serviço disponibilizado pela Agência é a Emissão de Carteira de Trabalho, que teve início em julho deste ano. Cerca de 30 pessoas já estão com o documento em mãos. O objetivo é auxiliar o morador que busca qualificação e opções de trabalho no mercado. Essa é a primeira vez que o serviço é disponibilizado no município. A emissão é realizada de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas, mediante agendamento prévio pelo telefone 2124-6720 ou na própria Agência. O documento fica pronto em até 15 dias úteis. São realizados 15 atendimentos por dia.

Para a emissão, é necessário ter documentos como: certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar foto 3x4, pois a foto do documento é tirada na hora. A carteira de motorista (CNH) não é válida como documento de identificação. Adolescentes entre 14 e 16 anos podem emitir o documento acompanhado dos pais. Crianças e adolescentes com idade menor que 14 anos, só com ordem judicial. Além da emissão da primeira via do documento, também será emitida a segunda via da Carteira de Trabalho.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Geiza Ardiçon
Foto(s): Geiza Ardiçon

Publicado em sexta-feira, 06 de outubro de 2017

Atualizado em sexta-feira, 06 de outubro de 2017

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915