Autoexame: a prevenção contra o câncer de mama e que ajuda a salvar vidas

O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama. As Unidades de Saúde do município são a porta de entrada para a prevenção, com orientações e encaminhamentos para exames mais detalhados. Mas é em casa onde tudo começa. E foi assim queValéria Cristina, de apenas 46 anos, moradora de Areinha, descobriu um nódulo. “Eu fiz o autoexame e percebi que tinha um caroço bem pequeno” relembra.

Depois de descobrir o caroço, Valéria foi até ao Pronto Atendimento do Arlindo Vilasch e, após consulta, recebeu encaminhamento para realizar o exame de mamografia, mas, só depois de fazer uma tomografia é que teve o diagnóstico de nódulo maligno.

Valéria conta que descobriu o nódulo em outubro e que, em dezembro de 2016, realizou a cirurgia para a retirada do quadrante mamário onde o caroço estava alojado. Desde então, Valéria já fez oito sessões de quimioterapia e, agora, está fazendo a quarta sessão das 30 que necessita.

“Eu passei por cada momento com muita fé e os médicos me disseram que essa vontade de viver que tenho me ajudou muito durante a fase mais delicada do meu tratamento, não usei peruca, nem lenço, me assumi do jeito que estava e, agora, meus cabelos já estão crescendo”, diz.

O diagnóstico do câncer aos 45 anos é considerado precoce. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, têm maior risco de desenvolver câncer de mama, aumentando a medida que envelhecem.

Jaquilene Pereira, enfermeira da US de Marcílio de Noronha informa que o município oferece alguns programas que auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão arterial, saúde da mulher e acompanhamento para pessoas que tem diabetes e precisam de acompanhamento com nutricionista para reeducação alimentar.

Outubro Rosa nas Unidades de Saúde

US Soteco

21/10 (sábado)

US Nova Bethânia