1º Passeio Viana Bike já tem 300 inscritos

Cerca de 300 ciclistas já estão inscritos para o 1º Passeio Viana Bike, que será no domingo (22), com largada às 09 horas, de Viana Sede. E a expectativa é de que 500 ciclistas participem do evento. Igrejas centenárias por onde passam a cultura e o turismo de Viana e do Espírito Santo. Cenários religiosos onde a fé se mistura às belezas naturais e aos costumes e tradições desde a colonização açoreana aos costumes dos negros na época do quilombo, em Araçatiba. 

Uma verdadeira aula de história, não é mesmo? E tudo isso pode ser conferido de perto e, o melhor, pedalando. Isso mesmo! Os amantes da bike poderão ver e conhecer de perto uma parte da história de Viana passando pelas igrejas histórias. Para participar do evento, basta comparecer no dia. É preciso levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para instituições carentes.

Partindo de Viana Sede, do alto da colina da Igreja Nossa Senhora da Conceição, atletas, famílias e quem curte um pedal mais tranquilo, em terreno plano, seguirão rumo às Ruínas de Belém, em Jucu; e, posteriormente, partem para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. Este trecho compreende 13 Km a ida e o total de 26 Km com a volta.

Para os pedaleiros mais experientes, o passeio pode seguir de Araçatiba para Pedra da Mulata, Peixe Verde, retornando para Viana Sede. De Araçatiba, o 1º Passeio Viana Bike seguirá para um trecho mais denso, com algumas subidas até à Igreja de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e até à Igreja de Peixe Verde, retornando, finalmente, à Sede do município, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Com estre trajeto, o percurso completa 46 Km.

O gestor de cultura da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, Jarbas Rocha, destaca que o percurso até Araçatiba, ida e volta, compreende 26 Km. “É o percurso leve. Chegando ao local, os participantes que optarem podem retornar à Viana Sede neste ponto”, disse.

Para os pedaleiros mais experientes, a dica é continuar o circuito e completar o trajeto, que segue passando pelas Igrejas de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e a Igreja de Santa Luzia, em Peixe Verde. “Da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, o pedal segue a etapa ‘radical’, rumo à Igreja de São Sebastião em Pedra da Mulata e à Igreja da comunidade de Peixe Verde, chegando ao ponto de saída, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

A secretária de Comunicação Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, destaca que o objetivo do 1º Passeio Pedal Viana é promover o ‘Circuito Turístico’ da cidade, para divulgar as igrejas históricas do município. “Nosso objetivo é lançar o Catálogo dos Circuitos de Viana na semana passeio. Além do Circuito Religioso, o Catálogo conta com outros circuitos que divulgam o turismo no município”, destacou.

Serviço

1º Passeio Viana Bike

Dia: domingo (22)

Horário: largada às 09 horas, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Viana Sede

Percurso: Viana Sede, Jucu, Araçatiba, Pedra da Mulata, Peixe Verde e retorno a Viana Sede

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Geiza Ardiçon
Foto(s): Arquivo

Publicado em sexta-feira, 20 de outubro de 2017

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915